Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com o geriatra

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o geriatra. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:

O que faz o geriatra?

O geriatra é o médico responsável por cuidar e tratar da saúde dos idosos. Assim, se dedica ao idoso de uma forma geral, tratando das mudanças e problemas que surgem com o envelhecimento. Além disso, trabalha no auxílio à prevenção de muitas doenças comuns em pessoas de idade avançada e mantém a qualidade de vida dos idosos.

É comum estabelecer a semelhança entre o geriatra, o pediatra e o clínico geral. Cada um destes médicos são responsáveis por cuidar da saúde geral de uma pessoa em cada fase da vida. Ou seja, o pediatra trata das crianças e adolescentes, o clínico geral trata dos adultos e o geriatra, por fim, dos idosos. 

Saiba tudo sobre a consulta com o pediatra.

Saiba tudo sobre a consulta com o clínico geral.

A consulta regular com o geriatra ajuda a detectar a causa de desconfortos e encontrar doenças em seu início. Assim, é importante que os idosos separem um tempo para consultar este médico. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.

Quando procurar o geriatra?

É importante que todas as pessoas a partir dos 50 anos de idade realizem consultas de prevenção ao geriatra. Afinal, este médico não trata apenas de idosos, mas também ajuda adultos saudáveis a prevenir as doenças da velhice. Nessas consultas, o médico pode pedir exames para garantir que está tudo certo. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser: 

  • Perda parcial da visão com o tempo;
  • Dificuldade em segurar a urina;
  • Tombos frequentes;
  • Perda da força nos músculos;
  • Dificuldade em se lembrar das coisas;

É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o geriatra?

Existem três tipos de consultas com o geriatra: a de prevenção, a de acompanhar a evolução do corpo durante a velhice e aquela voltada para tratar uma doença. Em todos os casos, o médico faz algumas perguntas para o paciente. Por exemplo: histórico de doenças na família, como é a alimentação, profissão, se faz uso de remédios, etc. Além disso, o médico pode pedir exames para ver se está tudo certo. Esse check up inicial é muito importante e evita muitas doenças e problemas comuns em idosos. Para entender melhor a função do geriatra na qualidade do envelhecimento, assista o vídeo a seguir:

Caso o paciente tenha procurado o geriatra para falar de algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida, vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa. Assim, pode pedir exames para fazer uma melhor avaliação.

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento da doença. Além disso, pode indicar que seu paciente procure outros médicos e até pedir para que ele mude seus hábitos na alimentação e inicia a prática de exercícios físicos. 

Principais doenças

Como o geriatra cuida da saúde do paciente de forma geral, existem muitas doenças tratadas por este médico. Assim, temos as mais comuns:

Doenças motoras

Essas doenças também são muito frequentes e prejudicam o equilíbrio e os órgão motores. Por exemplo: doença de Parkinson.

Osteoporose

É uma condição na qual os ossos sofrem de uma fragilidade, com constante risco de quebra. Esta doença não possui cura, mas pode ser amenizada com medicamentos e adoção de uma vida saudável.

Incontinência urinária

Nesta doença o paciente perde o controle total ou parcial da bexiga. Assim, tem dificuldade de segurar a urina.

Depressão

Muitos idosos têm dificuldade de se adaptar às novas condições de vida na velhice. Por isso, é muito comum apresentarem sintomas da depressão nesta fase. Assim, é importante o tratamento com o geriatra, aliado ao psicólogo. 

Transtornos mentais

Estes transtornos são muito comuns em idosos. Podem atingir a cognição e memória do pacientes, como as doenças de demência e o Alzheimer. Entenda mais sobre essas doenças:

Exames e tratamento

Como o geriatra cuida da saúde de forma ampla, pode pedir exames de qualquer área. Não só exames simples como o de sangue e urina mas também os mais complexos, como a tomografia. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do geriatra, das condições e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios, antibióticos, iniciar tratamento de condições e até mesmo indicar a realização de cirurgias.

A Policonsultas oferece consultas com geriatra, além de realizar exames na própria clínica.

Como envelhecer de forma saudável

A idade chega para todos. Com ela, algumas preocupações podem surgir com relação à saúde. Por isso, é importante realizar consultas com o geriatra a partir dos 50 anos, para garantir a qualidade de vida na velhice. No entanto, além destas consultas, alguns hábitos podem ajudar a retardar os efeitos da velhice e prevenir diversas doenças nesta fase. Por exemplo:

  • Ter uma alimentação saudável. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria, a alimentação do idoso deve conter proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais.
  • Realizar exercícios físicos. A escolha destes exercícios deve ser feita junto ao médico, que vai indicar a melhor opção para cada paciente.
  • Fazer terapia. Como a depressão é uma grande vilã durante a velhice, é importante prevenir esta condição com a terapia. Além disso, a terapia traz diversas vantagens para todas as pessoas, em qualquer idade.
  • Fazer exames regulares. Mesmo que não sinta qualquer sintoma, os idosos devem realizar exames sempre, para prevenir doenças. Afinal, quanto maior a idade, mais frágil é o organismo.
A prática de exercícios físicos é muito imporante para idosos.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um geriatra? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp