Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com o alergista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o alergista. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:

O que faz o alergista?

O médico alergista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de diversos tipos de alergias existentes. Assim, ajuda na prevenção e tratamento de diversas alergias que podem atingir a pele, a respiração e até mesmo os olhos. Por exemplo: rinite, sinusite, alergia a alimentos e outros.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, cerca de 30% dos brasileiros possuem algum tipo de alergia. Por isso, a consulta com o alergista é muito importante para prevenir e amenizar qualquer desconforto da alergia. Além disso, a consulta regular a este médico ajuda a detectar a causa de qualquer desconforto e encontrar doenças em seu início. Assim, é importante separar um tempo para consultar este médico. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.

Quando procurar o alergista?

É muito importante que todos realizem uma consulta com o alergista de forma regular, para prevenir as doenças e fazer um check-up. Nessas consultas, o médico pode realizar exames para encontrar algum tipo de alergia no paciente. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser:

Irritações na pele

Na maior parte das vezes, as pessoas procuram o dermatologista quando estão com a pele irritada. No entanto, é preciso observar a frequência com que isso ocorre. Ou seja, se ocorre muitas vezes é necessário consultar o alergista para encontrar a causa deste problema.

Vômito e diarreia 

Estes sintomas são comuns em diversas doenças. Quando surgem por uma alergia, acontecem logo após a ingestão de algum alimento ou substância. Assim, é importante buscar o alergista para um diagnóstico.

Coriza constante

Além de estar presente em gripes e resfriados, este quadro pode mostrar uma alergia a algo. Além da coriza, é comum coceira no nariz.

Falta de ar

Este é o principal sintoma das crises de alergia ao contato com poeira, ácaros, pelos de animais, entre outros. Por isso, é preciso consultar o alergista para encontrar a causa do sintoma.

Incômodo nos olhos

Muitas vezes os sintomas da alergia podem surgir nos olhos. Por exemplo: ardência, secura e vermelhidão. Por isso, é importante consultar o alergista.

É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o alergista?

Quando o paciente procura o alergista para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de alergias na família, como é a alimentação, se faz uso de remédios, etc. Além disso, o médico pode realizar um exame rápido para detectar se há alergia a alguma substância. Esse tipo de consulta é muito importante para descobrir doenças e realizar tratamentos.

Por outro lado, se o paciente procurou o médico para falar de algum sintoma, a consulta vai ser sobre isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida vai analisar os sintomas descritos e realizar o exame habitual ou outros específicos. Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento para tratar ou amenizar a alergia. Além disso, pode indicar que seu paciente procure outros médicos e até pedir para que ele mude seus hábitos na alimentação.

Principais alergias

Como as alergias podem se manifestar de diversas formas, existem muitas condições que os pacientes podem apresentar. Assim, temos as alergias mais comuns:

De respiração

O contato com certos materiais, como poeira e pelos de animais, podem causar reações alérgicas em muitas pessoas, com rinites e inflamação no nariz. Entenda a diferença entre alergia na respiração e resfriados comuns:

Alimentar

Algumas pessoas podem apresentar alergia a alguns alimentos. Estas reações alérgicas podem ser muito perigosas e até levar à morte. Por isso, é importante consultar o médico alergista para poder prevenir esta situação.

De pele

Entre as principais causas de alergias na pele estão: cosméticos, picadas de insetos, pomadas, entre outros. Essas alergias podem levar à vermelhidão e irritação na pele.

Nos olhos

As alergias que atingem os olhos devem ser tratadas de forma rápida. Afinal, qualquer reação alérgica pode evoluir e causar danos mais graves.

Exames e tratamentos

O alergista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma alergia específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições. Assim, o médico pode realizar um exame rápido durante a consulta que detecta diversos tipos de alergia. Além disso, de acordo com o caso do paciente, pode pedir um exame de sangue que encontra outros tipos de alergia.

O tratamento de qualquer alergia vai depender do diagnóstico do alergista e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios, pomadas, colírios e até mesmo indicar uma mudança na alimentação e estilo de vida.

Verdades e mitos

Devido à grande quantidade de alergias, é importante saber como elas funcionam e quais informações são verdadeiras. Por isso, a Policonsultas separou algumas verdades e mitos a respeito das alergias.

O frio piora as alergias da respiração. MITO

O frio não prejudica um quadro de alergia. No entanto, uma mudança brusca no clima pode piorar uma crise alérgica.

Cheiros fortes devem podem fazer mal. VERDADE

A pessoa que possui alergia deve evitar produtos com cheiro muito forte.

Antialérgicos dão sono. MITO

Alguns remédios podem dar sono. No entanto, este efeito não é regra exclusiva para os antialérgicos.

Atividades físicas podem ajudar pessoas alérgicas. VERDADE

Estudos mostram que a prática de esportes podem ajudar no tratamento de alergias.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um alergista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp