Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra

Na data de 30 de Outubro é comemorado a fundação da FRESBARGO- Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra. O ginecologista é o médico especializado no tratamento e cuidados com a saúde do sistema reprodutor feminino, atento à todas as mudanças e procedimentos necessários.

Confira agora as perguntas mais recorrentes feitas pelos pacientes à esses profissionais de ginecologia e obstetrícia.

Toda mulher precisa tomar anticoncepcional e qual o método mais adequado?

Muitas mulheres sempre sonharam com a possibilidade de ter um filho, outras tentam de todas as formas evitar a gravidez. Existem várias opções e deve ser levado em conta fatores como o perfil da mulher, a personalidade e o contexto. A escolha deve ser feita pelo casal. As principais opções são as pílulas que sãos os métodos mais usados no país e eleito por 70% das mulheres brasileiras.

Dentre suas principais funções estão a regulação do ciclo, redução de cólicas e a diminuição do câncer do endométrio. Não se deve esquecer de tomá-la. Pois pode aumentar o risco de trombose. Há também as injeções contraceptivas, que são empregadas por cerca de 2% das mulheres no país. Composto pela combinação de progesterona ou associados de estrogênios, tem como vantagens as mesmas da pílula, entretanto, tem como ponto negativo a associação com dores de cabeça e sangramento irregular. O método de prevenção mais adequado ainda é o uso de preservativos (camisinhas).

Durante o período menstrual, muitas mulheres apresentam dores de cabeça, dor nos seios e muita cólica. Isso é normal?

Cólicas, dores de cabeça e seios inchados durante o período menstrual são normais. Deve ser feita uma avaliação médica caso a paciente não venha a apresentar melhoras desses sintomas, pois eles podem ser características de uma endometriose.

É necessário que se faça testes de DST?

As Doenças Sexualmente Transmissíveis são um grave problema para a saúde pública no mundo todo. As principais formas de contágio são:

  • Contato sexual sem o uso de preservativos
  • Mulheres podem transmitir para crianças durante ou após o período gestacional
  • Compartilhamento de agulhas e seringas quando se utiliza drogas injetáveis.
  • O diagnóstico precoce é importante, pois ajuda a diminuir as taxas de mortalidade, além de identificar contaminações que são responsáveis pelo avanço da doença.

Porque mulheres se sentem receosas ao procurar um ginecologista e a que se deve tal receio?

Muitas vezes esse medo começa na adolescência (período da puberdade), na qual as mudanças no corpo são nítidas e começam as descobertas relacionadas a isso, e o fato de muitos deles não terem uma família que discuta sobre sexualidade em casa, visto que ainda é um tabu e não os leve ao médico.

Qual a importância da visita a um ginecologista?

É no ginecologista que você irá aprender sobre os cuidados necessários que devem ser mantidos no período menstrual. Ele é responsável por descobrir causas e soluções para disfunções sexuais, controlar desequilíbrios hormonais e prevenção contra o câncer de colo de útero, por exemplo. Além disso, o profissional da área ensina os cuidados específicos da higiene íntima, ciclo menstrual e suas alterações e o autoexame do câncer de mama.

A Policonsultas conta com uma equipe de profissionais preparados para cuidar da sua saúde. Conheça aqui nosso corpo clínico.

Agende seu atendimento!

Por telefone: (32) 3031-6060

Por WhatsApp: (32) 99102-6160

Estamos no Mister Shopping, 3º piso – Juiz de Fora

 

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp