Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Dia Mundial da Visão: Sua saúde sob um outro olhar

Conheça os benefícios de se consultar regularmente com um oftalmologista e os principais cuidados na prevenção de doenças que acometem a visão.

O dia mundial da visão é celebrado anualmente no dia 11 de outubro. Este é um evento e uma campanha global que tem por objetivo conscientizar e alertar pessoas sobre a cegueira, a deficiência visual e alertar aqueles que raramente procuram um oftalmologista para a realização de exames. Pensando nisso, vamos ajudar você a entender a importancia de se consultar com o profissional de oftalmologia e assim mostrar os perigos que podem acarretar caso não se tome os devidos cuidados com a visão.

Quais são os principais problemas relacionados à visão?

Os problemas de visão surgem logo quando a pessoa nasce ou podem se desenvolver ao longo da vida por diversos fatores como traumas, lesões ou do próprio envelhecimento do ser humano. Podem estar relacionados a fatores genéticos ou não. Os principais problemas de visão mais comuns são:

1. Miopia

Considerado o problema visual mais comum no mundo, a miopia é uma condição que impede os indivíduos de enxergar objetos a longa distância. Por possuir um erro na refração da luz, a miopia se caracteriza pelo fato de a luz se focar antes de chegar à retina. A miopia torna a visão borrada e com formas difíceis de serem visualizadas , mas sem afetar a nitidez de objetos próximos.O tratamento é conduzido pelo uso de lentes de contato ou óculos, focado na correção da maneira como a luz incide sobre a retina, devolvendo a nitidez à visão do paciente. Outra opção é a cirurgia a laser. Ela corrige o erro refrativo e pode ser feita após os 21 anos, sendo indicada apenas quando há estabilidade no grau de miopia

2. Hipermetropia

É a dificuldade que o indivíduo apresenta de enxergar de perto . Assim como a miopia é um problema de visão comum, no qual a imagem nos olhos se forma depois da retina e não exatamente sobre ela, o que dificulta a capacidade do cérebro de processar a imagem de maneira correta. O tratamento consiste no uso de lentes (óculos e lentes de contato) ou com a cirurgia refrativa. As lentes tratam da hipermetropia compensando a curvatura errada da córnea ou o comprimento mais curto do globo ocular. Já a cirurgia remodela a curvatura da córnea.

3. Estrabismo

Popularmente conhecido como ‘vesgueira’, é quando há o desequilíbrio do músculo dos olhos, fazendo com eles não fiquem paralelos. Pode acontecer de apenas um dos olhos estarem desviados. O tratamento começa pela correção dos problemas que o provocam. Quanto antes for feito, melhores mais rápidos são os resultados

4. Catarata

A catarata é quando o cristalino do olho está comprometido, o que leva à perda da visão e pode acontecer ao longo da vida ou logo ao nascimento, sendo denominada catarata congênita. É causada pelo envelhecimento do cristalino, por isso de ser mais frequente na população idosa, porém pode ser causada por fatores secundários, como diabetes, uso incorreto de colírios ou medicamentos com corticoides, pancadas, infecção ocular e tabagismo. A doença tem cura, mas a cirurgia deve ser realizada após ser feito o diagnóstico para evitar comprometimento total da visão.

Qual a importância de se consultar regularmente com um oftalmologista?

O oftalmologista é o médico responsável por cuidar da saúde dos olhos. Ele estuda, examina, prescreve correções para a visão e trata das doenças oculares. Portanto, a consulta com um oftalmologista é de extrema importância e deve acontecer durante toda a vida. As necessidades serão determinadas de acordo com a idade do paciente, histórico familiar ou o grau com que essas doenças se manifestam. O importante é entender que algumas doenças oftalmológicas podem ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente, o que aumentam as chances de o tratamento ser bem-sucedido. O cuidado com a saúde dos olhos deve ocorrer desde o pré-natal pois, nesta etapa, o médico consegue detectar doenças na mãe que podem causar cegueira nos fetos.

 

Marque uma consulta com um dos nossos oftalmologistas:

Para ver todas as especialidades que atendemos, clique aqui.

Fixo: (32) 3031-6060 ou no WhatsApp: (32) 99102-6160

 

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp