No dia 9 de dezembro é comemorado em todo o Brasil o dia do fonoaudiólogo, devido à sua grande importância. Neste post você vai entender como é e para quê serve a consulta com este profissional. Além disso, vai ver as principais condições e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:
- O que faz o fonoaudiólogo?
- Quando procurar o fonoaudiólogo?
- O que acontece durante a consulta?
- Exames e tratamento.
- Verdades e mitos
O que faz o fonoaudiólogo?
O fonoaudiólogo é responsável por tratar e prevenir os distúrbios da linguagem humana. Assim, trabalha através da fala, audição e escrita para realizar exercícios e terapia nos pacientes. Além disso, auxilia pessoas da área artística e da comunicação que desejam melhorar a fala e a voz.
A consulta regular e de rotina é muito importante para diagnosticar condições e doenças que atrapalham o desenvolvimento da fala. Além disso, com a consulta é possível encontrar problemas em crianças, que muitas vezes os pais podem não perceber.
Quando procurar o fonoaudiólogo
De forma geral, é sempre importante realizar uma consulta de rotina para fazer uma avaliação geral da fala. Assim, é possível descobrir alguns distúrbios que muitas vezes podem ser discretos. Nessas consultas, o paciente pode realizar exames e testes para garantir que está tudo certo. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Dessa forma, estes sinais podem ser:
- Dificuldade para engolir- É possível e importante realizar tratamento para as pessoas que têm dificuldade de engolir. Além disso, os pais também devem ficar atentos com as dificuldades dos filhos, desde bebês.
- Voz rouca- Muitas vezes a voz fica rouca quando a pessoa não utiliza a fala da forma correta. Ou seja, “fala errado”. Para tratar esse problema tão comum, é importante marcar uma consulta.
- Problema na fala- Gagueira, língua presa e língua solta são problemas muito comuns e que precisam ser tratados de forma rápida.
- Problemas na audição- É muito comum que pessoas com problemas de audição tenham problemas na fala. Isto ocorre porque a fala e a audição estão muito ligadas.
- Respirar pela boca- Este costume traz muitos problemas para a pessoa. Por exemplo: mudança na posição da língua, perda do paladar, problemas ao mastigar, entre outros.
É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.
O que acontece durante a consulta?
Quando o paciente marca uma consulta de rotina, realiza um check up geral para saber se existe algum problema. No entanto, quando o paciente apresenta algum sintoma, a consulta é voltada para isso. De acordo com a fonoaudióloga da Policonsultas, Margareti Bonsanto, dentro de cada problema do paciente, é necessário fazer uma consulta para determinar qual tipo de avaliação é preciso para achar o problema. “O paciente vem para a consulta e dentro dela nós sabemos quais avaliações são necessárias.”
Durante a consulta, o paciente pode realizar alguns exames para saber se existe um problema e saber qual o tratamento ideal para seu caso. Além disso, pode ser necessário procurar algum médico ou psicólogo para auxiliar no diagnóstico e plano de tratamento.
Exames e tratamento
Ao observar as queixas e os sintomas que o paciente apresenta, o fonoaudiólogo vai realizar os exames necessários. Dentro dos exames, existem os relacionados com a fala, com a audição e também para quem tem problemas ao engolir. Assim, os exames mais comuns são:
Exame da linguinha
É realizado para encontrar problemas no freio da língua de recém-nascidos. Assim, a partir desse exame é possível saber se o bebê pode ter algum problema durante a amamentação.
Teste da orelhinha
É realizado para verificar se há alterações na audição do bebê. De acordo com Margareti Bonsanto, o recém-nascido nasce com as vias de som muito sensíveis. Assim, é possível fazer uma avaliação a fim de saber se estas vias estão preservadas.
Audiometria
Este exame pode ser feito em crianças e adultos. Em adultos, este exame é feito para garantir a saúde da audição em funcionários de uma empresa ou para saber se há alguma alteração.
Exame do tímpano
Neste exame é feita uma avaliação da orelha média para encontrar alguma alteração no tubo da audição.
Processamento auditivo
De acordo com Margareti Bonsanto, este exame avalia pessoas que não possuem problemas de audição mas apresentam dificuldade na fala.
Saiba mais sobre os exames da audição realizados na própria consulta.
Exame fonêmico
É realizado a fim de avaliar os sons da fala, de uma forma geral.
Em primeiro lugar, o tratamento de qualquer doença encontrada vai depender da avaliação e do paciente. Assim, após detectado o problema é iniciada a fonoterapia. De acordo com Margareti Bonsanto, “as fonoterapias são atendimentos sequenciais que mudam de acordo com o caso e o paciente.”
Verdades e mitos
A fonoaudiologia tem um grande papel para a saúde e desenvolvimento de crianças, adultos e idosos. Por isso, é importante saber tudo sobre a área e as consultas. Assim, a Policonsultas esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto.
Crianças brincam durante a consulta. VERDADE
A brincadeira tem uma importância fundamental para o desenvolvimento das crianças. Saiba mais sobre esse assunto.
A consulta só trata a fala. MITO
Assim como a fala, a consulta inclui audição, deglutição e outras áreas que são ligadas à fala e linguagem.
A audição pode prejudicar a fala. VERDADE
Como estão ligadas, a má formação de uma delas prejudica a outra diretamente. Assim, é muito importante marcar uma consulta quando encontrar problemas em uma dessas áreas.
A gagueira passa com o tempo. MITO
Ao contrário do que muitos pensam, as crianças não gaguejam para chamar atenção ou por puro nervosismo. No entanto, existe tratamento eficaz para esta condição. Assista o vídeo a seguir para entender melhor sobre a gagueira:
O tratamento de alguma condição é contínuo. VERDADE
O tratamento dura certo tempo, que vai ser estabelecido na avaliação.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um fonoaudiólogo? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!