Tudo sobre a consulta com o clínico geral
Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o clínico geral. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:
- O que faz o clínico geral?
- Quando procurar o clínico geral?
- O que acontece na consulta com o clínico geral?
- Principais doenças.
- Exames e tratamento.
- Verdades e mitos.
O que faz o clínico geral?
O clínico geral é o médico que faz a primeira avaliação do paciente. Ou seja, analisa os sintomas apresentados e verifica se a pessoa precisa consultar um especialista. Por isso, este médico tem um vasto conhecimento geral sobre o funcionamento do corpo humano.
A consulta com o clínico geral ajuda para a prevenção de doenças e evita consultas desnecessárias com médicos de outras especialidades. Afinal, não é preciso consultar um neurologista para tratar a dor de cabeça causada por um resfriado. Além disso, o clínico geral indica vacinas, faz avaliações antes de cirurgias e antes do início de atividades físicas.
Quando procurar o clínico geral?
É recomendado que todas as pessoas procurem um clínico geral para realizar um check-up médico de forma regular. Assim, o médico vai fazer exames físicos no próprio consultório e também pedir outros, como o de sangue. Ou seja, consultas de prevenção para possíveis doenças. No entanto, existem sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata. Por exemplo:
- Dores no peito;
- Queimadura no estômago;
- Desconforto no corpo;
- Dores de cabeça;
- Dificuldade para dormir;
- Perda de apetite;
- Tontura;
- Alergias.
É importante nunca ignorar um sintoma. Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.
O que acontece na consulta com o clínico geral?
Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, ele faz algumas perguntas. Por exemplo: se já teve alguma doenças, prática de esportes, profissão, uso de remédios, etc. Além disso, pode pedir exames para ver se está tudo certo. Esse tipo de consulta é muito importante e evita muitas doenças e complicações.
Por outro lado, se o paciente procurou o médico para relatar algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa. Assim, pode pedir exames para melhor avaliação.
Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o clínico geral vai iniciar o tratamento da doença. No entanto, se perceber que o problema é mais sério, vai encaminhar o paciente a um especialista.
Saiba mais sobre a consulta com o clínico geral:
Principais doenças
Como o clínico geral cuida da saúde de forma geral, existem muitas doenças tratadas por este médico. Assim, temos as mais comuns:
Alergia
É uma reação anormal do organismo a uma substância externa. Por exemplo: remédios, alimentos, materiais, entre outros. O tratamento pode ser rápido ou demorado.
Gastrite
É uma inflamação do estômago que causa sintomas como dor na parte superior da barriga e vômitos. Assim, essa doença pode durar dias ou até mesmo anos. Saiba mais sobre a gastrite.
Refluxo
Ocorre quando o ácido do estômago ou volta pelo esôfago. Assim, causa irritação. Esta condição é muito comum em pessoas com excesso de peso ou que não se alimentam de forma correta.
Hipertensão
Aumento anormal da pressão que o sangue nas artérias. Se não for tratada, pode causar sérios problemas de saúde, como as doenças cardíacas. Saiba mais sobre estas doenças.
Diabetes
É causada pela baixa produção de insulina. Entenda melhor esta doença.
Obesidade
É o excesso de gordura do corpo, que aumenta o risco de problemas de saúde. A fim de evitar essa doença, é importante manter um estilo de vida saudável.
Intoxicação alimentar
A causa desta doença são alimentos contaminados. Assim, os sintomas mais comuns são: cólica e diarréia.
Gripe e resfriado
Possuem sintomas parecidos. Enquanto os sintomas do resfriado são leves e acabam em poucos dias, os da gripe são fortes e duram cerca de uma semana.
Exames e tratamento
Como o clínico geral cuida da saúde de forma ampla, pode pedir exames de qualquer área. Não só exames simples como o de sangue e urina mas também os mais complexos, como a tomografia. Assim, é importante lembrar que o médico é capaz de fazer o diagnóstico de muitas doenças. No entanto, se achar necessário, vai encaminhar o paciente ao especialista.
Por exemplo, dois pacientes apresentam dor de cabeça. Ao pedir exames dos dois, o médico percebe que um deles apresenta tumores e o outro está desidratado. Dessa forma, vai encaminhar o primeiro ao especialista e realizar o tratamento do outro.
O tratamento ideal para cada paciente depende de vários fatores. Assim, quando o médico for iniciar o tratamento, vai analisar cada caso. Em seguida, vai receitar remédios ou indicar a procura de outros profissionais. Por exemplo: psicólogo e fisioterapeuta.
Verdades e mitos
Devo consultar um clínico geral antes de realizar cirurgia. VERDADE
É muito importante que na fase pré-operatória o paciente realize um check up. Ou seja, exames de rotina para garantir que está saudável.
Só devo procurar o clínico geral quando não souber que doença tenho. MITO
Este médico realiza não só o diagnóstico de doenças mas também seu tratamento.
Recorrer sempre ao mesmo profissional permite melhor avaliação. VERDADE
O médico que já conhece o histórico do paciente é pode dar diagnósticos mais precisos.
O clínico geral realiza cirurgias. MITO
No entanto, tem papel fundamental na fase anterior e posterior à cirurgia.
Crianças não devem ir ao clínico geral. VERDADE
A princípio, é indicado que crianças consultem pediatras até os 15 anos de idade.
O clínico geral só deve ser procurado quando há algum problema. MITO
É muito importante que as pessoas cuidem de sua saúde fazendo “check ups” regulares.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com clínico geral? A Policonsultas tem uma equipe de profissionais preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!