Nesse post você vai conhecer um pouco mais sobre a vasectomia, um procedimento cirúrgico seguro que impede homens de terem filhos. Além disso, vai entender como este procedimento é feito, como é o pós operatório e outras dúvidas comuns. A vasctomia é uma forma eficaz de planejamento familiar pois possui alta eficácia e evita os riscos e os danos dos métodos tradicionais como a camisinha e a pílula anticoncepcional.
Mas é importante lembrar que todos os homens que queiram realizar a vasectomia devem primeiro consultar o urologista e realizar todos os exames necessários. Afinal, somente o médico é capaz de dizer para quais casos a vasectomia é indicada e quais os seus riscos. Saiba tudo sobre a consulta com o urologista.
O que é a vasectomia?
A vasectomia é uma cirurgia rápida e segura realizada nos homens que não desejam mais ter filhos. Assim, o médico corta os canais deferentes que conduzem os espermatozóides dos testículos até o pênis. Ou seja, os espermatozóides não vão ser liberados durante a ejaculação, evitando a fecundação do óvulo feminino.
É importante saber que este procedimento é feito no próprio consultório médico com anestesia local e dura cerca de 20 minutos. Ou seja, o homem que desejar realizar a vasectomia não precisa se submeter às cirurgias convencionais e anestesia geral. No entanto, é preciso estar em dia com todos os exames que o médico solicitar para garantir o bem-estar e saúde durante o procedimento.
Veja a figura abaixo para entender o funcionamento da vasectomia:
É reversível?
Durante a vasectomia é realizado um corte que impede que os espermatozóides sejam liberados durante a ejaculação. Por isso, após alguns anos é possível que o corpo entenda que não é mais necessária a produção dos espermatozóides.
Ou seja, é possível ligar novamente o canal cortado, mas a eficácia deste ligamento vai depender de quanto tempo se passou desde a vasectomia e a forma como o corpo masculino reagiu a ela.
Por isso, a vasectomia é uma escolha importante e que deve ser feita quando o homem ou o casal tem a certeza de que não deseja ter mais filhos.
Interfere na relação sexual?
Não há qualquer relação entre vasectomia e prazer sexual ou impotência. O corte do canal que transporta os espermatozoides não interfere na ereção masculina ou na ejaculação. Além disso, o homem que realizou o procedimento continua produzindo o hormônio da testosterona que aumenta a libido.
A vasectomia e as DST’s
É importante esclarecer que a vasectomia não é um método que protege contra infecções das doenças sexualmente transmissíveis. Ou seja, este procedimento não descarta o uso de preservativos quando existe o risco de contaminação ou quando o homem tiver relações sexuais casuais.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um urologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!