Já pensou em realizar tratamento para varizes sem a necessidade de passar por uma cirurgia? Ao longo dos anos é muito comum o surgimento de varizes ou pequenos vasinhos nas pernas de muitas pessoas. Assim, esse aspecto pode incomodar muitas pessoas trazendo desconforto e trazendo a baixa auto-estima.
No entanto, é importante saber que existe um tratamento rápido e simples, feito pelo angiologista sem que o paciente tenha que passar pela sala de cirurgia: a escleroterapia. Além disso, o tratamento não causa dores para a pessoa e não possui grandes efeitos colaterais. Ou seja, não é preciso repouso depois de realizar o tratamento. Saiba tudo sobre a consulta com o angiologista.
O que são as varizes?
As varizes são veias que dilatam de forma anormal e perdem a sua capacidade de funcionamento no corpo. Ou seja, quando a veia perde a elasticidade e fica saliente na pele, não têm função adequada, causando transtornos para a pessoa. Assim, causam dores, sensação de peso nas pernas e muito inchaço.
Apesar de todas as pessoas estarem sujeitas ao aparecimento de varizes, existem alguns fatores que podem favorecer essa condição. Entre eles:
Histórico familiar
Pessoas que possuem parentes com varizes têm grande chance de desenvolver essa condição. Por isso, é muito importante que pessoas com essa genética estejam atentas aos sinais das varizes, visite o angiologista e procure práticas que ajudam na prevenção às varizes.
Obesidade
A obesidade é uma condição que traz muitos impactos negativos na vida de uma pessoa. Assim, uma dessas consequências é o sobrecarregamento do sistema circulatório, que faz surgir as varizes. Assim, é muito importante que todos busquem adotar hábitos saudáveis como dieta balanceada e exercícios físicos, para evitar as varizes e diversas outras doenças.
Faixa etária
As varizes podem surgir em pessoas de qualquer idade. No entanto, os idosos já apresentam um enfraquecimento natural das veias, o que facilita a formação das varizes. Por isso, é importante visitar o angiologista todos os anos para saber sobre a saúde do sistema circulatório.
Principais sintomas
Além do aparecimento de marcas azuis e roxas nas pernas,existem alguns fatores que podem indicar a presença de varizes. São eles:
- dor e sensação de queimação nas pernas;
- sensação de cansaço e peso nas pernas;
- coceira no local das varizes;
- inchaço nos membros inferiores, principalmente tornozelo e perna;
- manchas castanhas principalmente na região dos tornozelos;
- feridas que podem surgir na face interna dos tornozelos.
Assim, ao notar a presença de um desses sinais é importante visitar o angiologista para saber do que se trata e como resolver a situação.
Como funciona a escleroterapia?
A escleroterapia é uma forma eficaz de tratamento contra as estrias sem a necessidade de cirurgias. Assim, esse tratamento é indicado para pessoas que sentem incômodo nas pernas com varizes ou desejam melhorar o aspecto estético.
O tratamento é realizado em consultório médico através da aplicação de um remédio parecido com uma espuma diretamente nas veias do paciente. Dessa forma, o próprio corpo começa a trabalhar contra as estrias, deixando as veias mais saudáveis. Além disso, esse tratamento é eficiente para fazer com que as manchas azuis e verdes desapareçam aos poucos.
Após o procedimento realizado pelo angiologista, o paciente precisa tomar alguns cuidados nos primeiros dias, como usar meias de compressão, evitar exposição direta ao sol e não usar salto alto. É importante saber que antes do procedimento é necessário realizar alguns exames para garantir que está tudo certo.
Quando procurar o angiologista?
A consulta preventiva ao angiologista é muito importante para evitar uma série de doenças e condições no sistema circulatório. Assim, todos devem realizar um check up de forma regular. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças do aparelho circulatório representam cerca de 15,2 milhões de óbitos em todo o mundo, sendo que as doenças isquêmicas do coração e acidente vascular encefálico são as causas com maiores incidências. Além das visitas regulares ao médico, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata. Por exemplo:
- Dores nas pernas;
- Inchaço;
- Formigamento;
- Sensação de peso;
- Cãibra;
- Cansaço.
É muito importante nunca ignorar um sintoma. Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.
O que acontece na consulta com o angiologista?
Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, se o paciente pratica atividades físicas, profissão, se faz uso de remédios, qualidade de sono, etc. Esta primeira parte da consulta serve para que o médico entenda quais riscos seu paciente está exposto e como evitar danos. Além disso, o médico vai realizar um exame clínico no consultório e pode pedir outros exames para ver se está tudo certo. Esse tipo de consulta é muito importante e é capaz de identificar doenças mesmo com sintomas leves, como a presença de varizes.
Por outro lado, se o paciente procurou o médico para relatar algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida, vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa. Assim, pode pedir exames para melhor avaliação, como angiografia , angiotomografia e exames de sangue.
Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o angiologista vai iniciar o tratamento da doença. Além disso, pode indicar a seu paciente a procurar outro médico, praticar exercícios físicos e até realizar uma mudança no estilo de vida.
Exames e tratamento
O angiologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições. Assim, alguns exames que o médico pode pedir são: angiografia , angiotomografia e exames de sangue.
O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do médico e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios, antibióticos e até mesmo indicar a consulta com outras especialidades médicas, como o cardiologista. Saiba tudo sobre a consulta com o cardiologista.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um angiologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!