Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com a dermatologista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o dermatologista. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:

O que faz o dermatologista?

O dermatologista é o médico responsável pelo tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, cabelos e unhas. Além disso, este médico orienta seus pacientes sobre cuidados gerais com a pele e realiza procedimentos estéticos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o dermatologista também pode tratar de doenças nas mucosas. Por isso, muitas vezes tratam pacientes infectados por uma doença sexualmente transmissível.

A consulta com o dermatologista ajuda para a prevenção de doenças que podem apresentar uma simples mancha como sintoma. Por isso, é importante ter um tempo para consultar este médico. Afinal, os sintomas de um câncer podem ser descobertos pelo dermatologista.

O aparecimento de pintas ou manchas na pele deve sempre ser investigado.

Quando procurar o dermatologista?

A maioria dos pacientes costuma procurar o médico quando o problema já está avançado. No entanto, é importante que isso não ocorra, já que o tratamento se torna mais difícil. Assim, alguns sinais mostram que está na hora de marcar uma consulta com o dermatologista. São eles:

Manchas e pintas suspeitas

A maior parte desses sinais não oferecem riscos. No entanto, o dermatologista pode detectar algum perigo através de uma análise. Assim, é importante marcar uma consulta, principalmente quando a mancha apresenta alteração em suas características.

Suor excessivo

O suor é comum e possui importante função no corpo. No entanto, quando ocorre de forma excessiva e causa desconforto, é necessário procurar o médico. Assim, vai ser feito o tratamento ideal para o paciente.

Queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser causada por alteração hormonal, problemas no metabolismo, entre outros. Por isso, o dermatologista vai iniciar o tratamento ou encaminhar o paciente para um especialista. Saiba as principais causas da queda de cabelo.

Coceira ou vermelhidão

Podem ser causadas por diversos fatores. Por exemplo: picada de inseto, dengue ou até câncer de pele. Por isso, é muito importante consultar o médico para saber do que se trata.

Unhas fracas

As unhas fracas também são motivos de uma visita ao dermatologista. Muitas vezes podem indicar falta de nutrientes ou doenças como micose e anemia.

Problemas de acne

A acne é muito comum em adolescentes e jovens. Além disso, é um dos motivos que mais levam as pessoas no dermatologista.

Alterações na pele 

É importante que qualquer mudança no aspecto da pele passe por uma avaliação do dermatologista. Assim, é possível prevenir diversas doenças.

É importante nunca ignorar um sintoma. Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o dermatologista?

Quando o paciente procura o médico, este vai perguntar o motivo da consulta. Assim, a pessoa vai mostrar os sintomas ou indicar que esta é uma consulta de rotina. Além disso, a consulta pode ser marcada quando há o interesse de algum procedimento estético.

Durante a consulta, o médico vai fazer uma análise clínica no paciente e tentar encontrar uma possível doença. Além disso, pode solicitar alguns tipos de exames, como o de sangue. 

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento da doença ou condição. No entanto, se perceber que o problema demanda um especialista de outra área, vai encaminhar o paciente a este.

Principais doenças

A princípio, muitos são os problemas tratados pelo dermatologista. Dessa maneira, temos os mais comuns entre eles:

  • AcneCausada por um processo inflamatório das glândulas da pele. Existem vários tratamentos para este problema. Por exemplo: pomadas, sabonetes, ácidos.
  • Melasma– Surgimento de pequenas manchas em tom de castanho. Fatores como genética e exposição ao sol podem ser influentes. Geralmente o tratamento é feito com remédios.
  • Rosácea– Muitas vezes é confundida com doenças de pele causadas pelo sol. Isso porque deixa o rosto avermelhado e com lesões que podem evoluir para acne.
  • Dermatite– Surge quando há uma inflamação na pele e pode ser de vários tipos. Não são contagiosas. O tratamento é feito com remédios e com mudanças de hábitos. Por exemplo: beber bastante água e não tomar banhos muito quentes. Entenda mais sobre a dermatite no vídeo a seguir.

Exames e tratamentos

Durante a consulta, o dermatologista pode realizar em seu paciente o chamado “exame dermatológico. Este exame serve para achar possíveis causas de lesões, alergias, entre outros. Além disso, o médico pode solicitar outros exames. Por exemplo: exame de sangue e teste rápido de alergia. Nos casos em que desconfiar de algo mais grave, como o câncer de pele, o médico vai pedir exames mais elaborados.

O tratamento ideal para cada paciente depende de vários fatores. Assim, quando o médico for iniciar o tratamento, vai analisar cada caso. Em seguida, vai receitar remédios específicos para a condição apresentada. Além disso, pode indicar a procura de outros médicos, como o alergista.

A importância dos cuidados com a pele

O cuidado com a pele vai além da estética. Em princípio, cuidar da pele contribui para a qualidade de vida, aumenta a autoestima  e evita problemas sérios de saúde. Por isso, é importante conhecer os cuidados básicos e colocá-los em prática. Assim, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta:

Limpeza da pele

Lavar o rosto ao menos duas vezes por dia com produtos específicos ajudam a retirar impurezas da pele. Além disso, ajuda no controle da oleosidade, principal causa da acne. Consulte o dermatologista para saber os produtos ideais para sua pele.

Hidratação

A hidratação mantém a integridade da camada de proteção da pele. Por isso, evita problemas como descamação, ressecamento e irritações. Além disso, ajuda na beleza da pele.

Tenha uma dieta rica em frutas e verduras

As fibras ajudam a manter a firmeza da pele.

Use proteção solar

Os raios solares penetram na pele, podendo provocar diversas alterações. Por exemplo: surgimento de pintas, sardas, manchas e rugas. Além disso, a exposição solar pode causar tumores benignos ou malignos. Assim, pergunte ao médico qual o protetor solar mais indicado para você. Saiba mais sobre esta proteção.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com dermatologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.

Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp