Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Segunda a sexta: 08h às 20h.
Sábado: 08h às 12h.

Conheça as principais causas da queda de cabelo

O cabelo tem um impacto significativo na nossa aparência, e por essa razão a queda de cabelo é assustadora para muitas pessoas. Esse quadro pode estar associado a fatores hereditários, como no caso da alopecia androgenética por exemplo, mas também pode ser um sintoma de distúrbio na tireóide, anemia, deficiência de vitaminas, ou ainda decorrente de procedimentos estéticos químicos, dermatites, psoríases, micoses, entre outras.

O dermatologista é o médico especialista que deve ser procurado para investigar as causas e tratamentos possíveis para um quadro de queda de cabelo, uma vez que ele também é apto para analisar a estrutura dos fios de cabelo e as condições do couro cabeludo.

As principais causas da queda de cabelo e tratamentos

De acordo com pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, perdemos diariamente uma média 100 fios de cabelos. Este número pode variar, no entanto, quando muitos fios começam a ficar no travesseiro ou na escova de cabelo é importante procurar ajuda. Com o tempo, a queda de cabelo também pode ficar evidenciada pelas falhas ou rarefação em algumas partes da cabeça, ou na diminuição do “rabo de cavalo”, principalmente nas mulheres.

A principal causa da queda de cabelo está associada a fatores genéticos ou hormonais. A alopecia androgênica ou calvíce, por exemplo, é quando há um excesso de hormônios andrógenos (masculinos) circulando pelo corpo. Assim, o melhor tratamento para esses quadros deverá ocorrer pelo uso de medicamentos orais que atuam como antiandrogênicos sistêmicos.

 

Alopecia pode causar falhas no couro cabeludo

O estresse, a anemia, desnutrição e alterações na tireóide podem ter a queda de cabelo como sintoma. Nesse caso, os exames de sangue ou ultrassonografias podem ser pedidos pelo médico para auxiliar no diagnóstico. Em casos de disfunção na tireóide, o tratamento deverá ser acompanhado também por um médico endocrinologista, além do especialista em dermatologia, para o reparo e tratamento da estrutura dos fios e folículos.

Além disso, hábitos não-saudáveis, como uma alimentação pouco balanceada por exemplo, pode influenciar no descontrole de oleosidade do couro cabeludo, o que também aumenta a tendência a queda de cabelo ao enfraquecer o folículo capilar. Neste caso, um nutricionista poderá auxiliar na mudança de hábitos, enquanto o dermatologista atuará indicando medicamentos de uso tópico, como shampoos ou cremes específicos.

Nos casos mais agudos também poderá ser indicado o tratamento com lasers para estimular o crescimento dos fios ou mesmo o transplante de cabelo, que consiste na retirada de tecidos capilares de uma outra área da cabeça para a região com falhas.

Como a Policonsultas pode te ajudar?

Na Policonsultas é possivel consultar excelentes profissionais de saúde: dermatologista, clínico geral, nutricionista, endocrinologista e outros. Além disso, também é possível fazer coleta de sangue todos os dias de manhã, assim como realizar ultrassonografias que auxiliarão no diagnóstico de disfunções da tiróide.

Conheça nosso corpo clínico e os exames realizados aqui.

Entre em contato:

☎Por Telefone: (32) 3031-6060
?Por WhatsApp: (32) 99102-6160
?Mister Shopping, 3º piso
www.policonsultas.com.br

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp