Estima-se que a cada 10 pessoas, 8 terão dores nas costas ao longo da vida. Em outras palavras, esse dado, apresentado pela Organização Mundial da Saúde, indica que 80% da população passarão por esse desconforto, sendo a maioria deles ocasionados pelo descuido com a postura, hábitos pouco saudáveis ou esforço excessivo.
Também conhecida como dorsalgia, as dores nas costas podem aparecer como fisgadas, queimação ou pontadas em toda a extensão das costas. A recomendação é que em caso de dores intensas ou prolongadas, deve-se visitar um ortopedista para uma analise clínica minuciosa. Este é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e cuidado com os músculos, ossos, articulações e ligamentos. Entretanto, a prevenção parece ser uma recomendação unânime entre os ortopedistas. Os cuidados com a saúde de forma geral e o acompanhamento de lesões antigas ou condições hereditárias, devem ocorrer o tempo todo, e não apenas em épocas de crise.
Confira 4 dicas para evitar dores nas costas:
1 – Evitar permanecer longos períodos na mesmo posição
A primeira medida a ser tomada é realizar pausas de descanso ao longo do dia, realizar exercícios de alongamentos antes e após esses períodos.
2- Evitar realizar atividades repetitivas com grande carga
Recomenda-se preparar a estrutura muscular para o esforço a ser executado, através de um breve aquecimento diário. Além disso, é importante ter atenção com os movimentos, visando evitar sobrecarregar grupos de músculos ou articulações.
3- Ficar atento ao sobrepeso
O descuido com o peso também está associado ao aumento das dores nas costas na população, visto que 10 quilos acima do peso recomendado para sua estatura pode acarretar em até 25% mais chances de ocorrer uma dorsalgia em idade produtiva. Em alguns casos específicos, o ganho de peso está associado à distúrbios hormonais, e devem ser acompanhados por um endocrinologista. A realização de exercício físico pode auxiliar não apenas na redução do peso e no bom funcionamento integral do corpo, como também no fortalecimento da estrutura de músculos que seguram a coluna, evitando que ela seja sobrecarregada.
4- Parar de fumar
Estudos atualizados apontaram que pessoas que fumam têm mais facilidade em sentir dor, uma vez que seus neuroreceptores são acelerados pelos componentes aditivos do cigarro. Além disso, a fumaça do cigarro reduz a irrigação dos vasos sanguíneos, que podem causar a má nutrição dos discos vertebrais que protegem a coluna, tornando-os menos maleáveis e resistentes, fator que agrava os casos de pacientes com hérnia de disco, por exemplo.
Como a Policonsultas pode te ajudar?
A clínica Policonsultas, passou a disponibilizar agenda diária para consulta com especialista em ortopedia em função do aumento da procura por diagnóstico de dores nas costas. Além disso, é possível realizar exames diagnósticos, como radiografias, em uma clínica parceira localizada no mesmo andar.
Conforme for constatada necessidade e para atenuar a dor do paciente, o médico poderá indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. Em outros casos podem ser recomendadas as infiltrações, como são chamadas as injeções de corticóides para tratar inflamações e assim amenizar dores, ou as punções, isto é; a retirada de líquidos das articulações, quando essa for a causa do desconforto. Ambos procedimentos podem ser realizados na própria sala de procedimentos da Policonsultas.
Conheça nossos procedimentos aqui.
Para mais informações, entre em contato:
Telefone: (32) 3031-6060
WhatsApp: (32) 99102-6160
Redes sociais: @policonsultas
Mister Shopping, 3º piso