Em 9 de dezembro de 1981 foi regulamentada a profissão de Fonoaudiologia no Brasil e por isso, anualmente nessa data comemoramos o Dia do Fonoaudiólogo, em homenagem a história dessa profissão e do importante papel desenvolvido por esses profissionais.
A fonoaudiologia é a área da saúde que estuda o sistema de comunicação humana como um todo, da sua anatomia ao funcionamento. Assim, os fonoaudiólogos são os profissionais especializados em diagnosticar, cuidar e prevenir doenças e distúrbios da linguagem humana, o que envolve aspectos da audição, da fala e também da escrita e leitura dos indivíduos. Esses profissionais auxiliam crianças e adultos a se comunicarem de forma mais clara e eficaz.
Conheça as áreas de atuação da fonoaudiologia
Dentre o amplo cenário de atuação desses profissionais, podemos citar o estudo e cuidados com o aparelho auditivo do ser humano. Nessa abrangência, os profissionais diagnosticam e auxiliam no tratamento de pessoas com algum dificuldade em ouvir, sendo esses casos genéticos ou não. Existem inúmeras causas para que indivíduos percam, em algum grau, sua capacidade auditiva ao longo do tempo. Por vezes, decorrem do convívio com maquinaria barulhenta, música alta, explosões, etc. Em outros casos a causa pode ser infecções no ouvido, efeitos colaterais de medicação, o avanço da idade ou mesmo a estrutura dos pequenos ossos localizados na orelha, por exemplo. Assim, o fonoaudiólogo é responsavél por realizar exames diagnósticos e acompanhar o paciente na prevenção de novas lesões.
Outro ramos de atuação do fonoaudiólogo é o tratamento de fluência da fala, gagueira, melhorando o padrão de fluidez e prevenindo futuros problemas pelo uso incorreto da estrutura vocal, como no caso de cantores, artistas e professores, que utilizam o recurso da voz com mais afinco. Nesses casos, o profissional realizará exercícios das cordas vocais, respiratórios, entre outras técnicas que tornarão o aspecto comunicativo da fala mais claro.
O campo da motricidade orofacil está também relacionado ao ato de falar, mas principalmente relaciona-se ao aprendizado e tratamento da correção de sucção, mastigação, respiração e deglutição de crianças e adultos com alguma dificuldade dessas funções.
É também responsabilidade do fonoaudiólogo a identificação de alterações no desenvolvimento da linguagem, seja em crianças que pouco desenvolveram essa habilidade por alguma deficiência, ou em adultos e idosos e já vivenciaram problemas neurológicos, como no caso da afasia, por exemplo. Assim, esses profissionais poderão conduzir os indivíduos a um processo de reabilitação através de métodos adequados, que poderá ocorrer em colaboração à outras áreas da ciências médicas, como a psicologia, psiquiatria ou otorrinolaringologia.
É por todos esses trabalhos desenvolvidos, e por buscarem inspirar as pessoas a expressarem-se bem que os profissionais de fonoaudiologia merecem nosso profundo agradecimento e consideração. Parabéns à todos os profissionais que tornam nossa comunicação mais eficiente!
Conheça nosso corpo clínico e os exames audiológicos realizados na clínica.
Entre em contato:
Por Telefone: (32) 3031-6060
Por WhatsApp: (32) 99102-6160
Mister Shopping, 3º piso
www.policonsultas.com.br