A videonasolaringoscopia trata-se de um exame de imagem indicado pelo médico otorrinolaringologista para visualizar as estruturas da boca, orofaringe e laringe. De forma geral, o procedimento é realizado com o objetivo de investigar as causas de tosse crônica, ronco, rouquidão, dificuldade para engolir ou respirar, por exemplo.
O especialista em otorrinolaringologia é o médico responsável pelo estudo, cuidado e tratamento de áreas como ouvido (oto), nariz (rino) e garganta (laringo). Por isso, é este profissional que está apto a investigar as queixas trazidas pelo paciente, diagnosticar distúrbios ou doenças através de uma análise clínica ou de exames solicitados, como é o caso da videonasolaringoscopia.
Como é feito o exame de videonasolaringoscopia?
A videonaso, como é popularmente chamada, é um exame que pode ser realizado no próprio consultório médico do otorrino ou em uma enfermaria, em função de sua simplicidade e rapidez. O exame é realizado com a auxílio de um aparelho formado de uma fibra ótica flexível que possui uma microcâmera acoplada em uma das suas extremidades, o qual pode ser inserido pela abertura oral ou nasal do paciente, a fim de serem observadas as estruturas ali presentes, como por exemplo as cavidades nasais e dos seios paranasais além da rinofaringe e hipofaringe. Durante o procedimento, o médico poderá solicitar que o indivíduo fale ou respire de forma orientada por ele. Assim, a câmera pode captar, registrar ou ampliar imagens ou sons produzidos pelo canal e que poderão fornecer material para realização de diagnóstico.
Para alguns pacientes pode haver um pequeno desconforto durante a realização do procedimento, e por isso pode ser realizado com ou sem anestésicos tópicos. No entanto, não há restrições após o exame, de forma que o paciente pode voltar à sua rotina normal no mesmo dia. O exame pode ser realizado em todas as idades a partir da avaliação e pedido do médico otorrinolaringologista.
Quando esse exame é indicado?
O principal objetivo do exame de videonasolaringoscopia é a visualização ou identificação de alterações presentes na cavidade oral, orofaringe e laringe, os quais podem indicar doença não identificáveis sem o aparelho. De forma geral, é solicitado este exame para observação de:
- Presença de nódulos nas cordas vocais;
- Sinusite crônica;
- Densidade de muco nos seios da face;
- Tosse crônica;
- Rouquidão;
- Dificuldade para engolir;
- Refluxo;
- Alterações que possam ser indicativas de câncer;
- Causa de dificuldade respiratória;
- Adenóides;
- entre outros casos.
O exame também pode ser solicitado para investigar a condição das pregas vocais de artistas, cantores, palestrantes ou pessoas que fazem uso da voz de maneira mais apurada e precisam ficar atentos à alterações na qualidade da voz. Assim, a videonasolaringoscopia poderá auxiliar na identificação de lesões anatômicas e distúrbios funcionais, quando houver.
Quando procurar um otorrinolaringologista?
Dentre os sintomas mais comuns que merecem atenção e são um indicativo de que você deve procurar este profissional estão: dor para engolir ou de garganta; dor no ouvido; dor no nariz; dores na face; zumbidos no ouvido; perda auditiva súbita e surdez; falta de equilíbrio, tontura, sangramento no nariz, ouvido e garganta; rouquidão; alergia das vias respiratórias; ronco e apnéia do sono; entre outros. Ao sentir alguns desses sintomas é importante buscar orientação médica, uma vez que há diversas doenças relacionadas a esses quadros, e quanto antes forem diagnosticadas, melhores e mais eficazes serão os tratamentos.
Caso os sintomas não sejam duradouros, mas ocorram muitas vezes ao ano, como por exemplo; sinusites, doenças alérgicas, sangramentos… o ideal é procurar o otorrino para investigar se há alguma alteração congênita ou quadro crônico de doenças que devem ser acompanhados ou até mesmo solucionadas atráves de medicações ou cirurgias.
Venha para a Policonsultas!
Todas as sextas-feiras você pode consultar uma especialista em otorrinolaringologia na Policonsultas, além de realizar o exame de videonasolaringoscopia por um valor acessível. Conheça aqui todos os nossos exames.
Quando precisar, fale com a gente.