Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Dia Mundial de Combate ao Câncer visa discutir estratégias de prevenção e controle da doença

O dia 4 de fevereiro é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial de Combate ao Câncer. De acordo com a Organização, essa campanha é importante para aumentar atenção sobre os serviços de saúde destinados ao tratamento da doença, mas principalmente impulsionar esforços para prevenção de vários tipos de canceres.

Pesquisas atualizadas apontam que nas duas próximas décadas, caso as medidas de controle não sejam tomadas, a tendência será um aumento de 60% nos casos de câncer em todo o mundo. Esse dado está relacionado a constante exposição aos fatores de risco, hábitos alimentação ruins, estresse e envelhecimento. Portanto, a discussão sobre os cuidados poderá salvar até 7 milhões de vidas pelo diagnóstico precoce e tratamento adequado e de qualidade.

O Dia Mundial de combate ao Câncer visa promover uma abordagem sobre esse grupo de doenças que possa relacionar toda a sociedade. Isto é, busca questionar governos sobre medidas de saúde pública, instituições acadêmicas sobre pesquisas ao redor do tema, o setor privado sobre a possibilidade de acesso aos cuidados médicos e exames de prevenção, e finalmente os pacientes, que devem estar atentos e sensibilizados com a importância do assunto.

Desenvolvimento de estratégias para prevenção, diagnóstico e controle de casos de câncer

Dentre as bandeiras levantadas pelo campanha do Dia Mundial de combate ao câncer está o preenchimento da lacuna nos sistemas de saúde quanto a organização para prevenção, e a otimização do tempo entre o diagnóstico da doença e o encaminhamento para o tratamento.

Assim, a conscientização sobre exames e procedimentos que podem servir como preventivo de câncer devem fazer parte de uma estratégia de saúde. Estima-se que 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados a partir de programas de conscientização e acompanhamento adequadas, como é possível por exemplo através do controle do tabagismo (causa de 25% das mortes por câncer), a vacinação contra a hepatite B para prevenir o câncer de fígado, a eliminação do câncer do colo do útero por meio da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) e o exame preventivo de colo de útero, que pode identificar lesões pré-cancerosas em mulheres.

Além disso, o Dia Mundial de Combate ao câncer realça os enormes avanços obtidos nas pesquisas sobre os tratamentos do câncer, principalmente medicamentos essenciais de alta qualidade e com boa relação custo-benefício. Nesse diálogo reside a possibilidade de reduzir as mortes prematuras por câncer através da adoção de parâmetros genuínos de prevenção e rastreamento desse grupo de doenças, assim como tratamento mais apurado após o diagnóstico.

Como a Policonsultas pode me ajudar?

A Policonsultas conta com uma equipe de 40 profissionais da saúde em mais de 20 especialidades. Assim, além de buscar ajuda médica para casos em que haja sintomas persistentes ou queixas particulares, recomenda-se visitar um profissional pelo menos uma vez ao ano para realização de exames de rotina. Mulheres devem procurar um especialista em ginecologia para realizar o exames de colpocitologia oncótica, isto é, o exame que pode prevenir o câncer através do acompanhamento de lesões no colo de útero. Exames laboratoriais indicados por um clínico geral poderão ser sugeridos para observar anomalias sistêmicas, e caso haja necessidade, outros especialistas podem ser orientados, como por exemplo gastroenterologista, endocrinologista, dermatologista, neurologista, entre outros.

Conheça nosso corpo clínico aqui.

➡Quando precisar, agende uma consulta!
☎Por telefone: (32) 3031-6060
?Por WhatsApp: (32) 99102-6160
?Mister Shopping, 3º piso

 

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp