Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo o que você precisa saber sobre o oftalmologista

O oftalmologista é um médico que trata problemas de visão. Você já teve algum problema de visão ou teve outros problemas de visão? Se a resposta for sim, é necessário consultar um oftalmologista.

Todos os anos, pessoas de todas as idades sofrem de problemas de visão. Muitas pessoas podem nascer com o problema ou ele pode se desenvolver com o passar dos anos e o oftalmologista é o profissional que realiza esse acompanhamento para garantir a saúde ocular.

O que é a oftalmologia?

A oftalmologia é a especialidade médica que trata da saúde ocular. O oftalmologista é especialista em examinar olhos, visão, pálpebras e lágrimas e diagnosticar doenças da visão, além de identificar outros sintomas de outras doenças, como diabetes, pressão alta, entre outras.

Durante a consulta com esta especialidade, o médico deve realizar determinados exames para poder diagnosticar com precisão o caso do paciente.

Inicialmente, o oftalmologista fará algumas perguntas ao paciente. Essas perguntas são usadas para identificar se o paciente tem uma doença pré-existente, se faz algum esforço nos olhos ou alguma atividade visual diferente.

O próximo passo é o médico realizar um teste de refração e ceratometria computadorizada em um auto refrator. Isso possibilita avaliar a visão do paciente pelo computador, além de auxiliar no diagnóstico de doenças como ceratocone e catarata.

O oftalmologista também identifica se é necessário que o paciente use óculos, caso o primeiro exame demonstre essa necessidade, é realizado outro exame, a repetição subjetiva da preferência destes ou esquiascopia para fornecimento de diplomas em crianças maiores de 2 anos .

Quando me consultar?

É sempre melhor prevenir do que remediar. Esse ditado popular também deve ser levado em conta na oftalmologia. A saúde dos olhos é muito importante, por isso é melhor consultar um oftalmologista regularmente para prevenir qualquer problema que afete a visão e possa causar sequelas ou ser irreversível.

Se você nunca foi a um oftalmologista, mesmo que não tenha problemas ou não sinta nada na visão, talvez seja hora de marcar uma consulta. Uma consulta inicial com um oftalmologista é recomendada se você for criança, e um pediatra ou um oftalmologista pode realizar um exame oftalmológico.

Mas, quando criança, ainda frequentando a escola, é recomendável consultar um oftalmologista para descobrir qualquer problema que possa prejudicar a criança na escola. Nesse momento é possível identificar problemas como ambliopia (chamada de “olho preguiçoso”) e erros como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Aqui estão algumas condições em que você deve consultar um oftalmologista:

Percebendo mudanças na visão

Se você notar o aparecimento de pontos brilhantes, áreas escuras ou começar a ver duas imagens em sua visão, é importante consultar um oftalmologista o mais rápido possível. Essas alterações podem ser um sinal de doenças como glaucoma, degeneração da retina, degeneração macular e até mesmo acidente vascular cerebral.

Ter irritação e lágrimas nos olhos

Estes são alguns dos sintomas da doença da visão adquirida por computador, que pode incluir olhos secos, sensibilidade à luz e sensação de olhos cansados. Duas horas na frente de uma tela de computador são suficientes para produzir esses sintomas.

Ter histórico de diabetes ou pressão alta

Se você tem diabetes ou pressão alta, deve visitar um oftalmologista regularmente para evitar problemas oculares causados por essas doenças. Diabetes pode levar à retinopatia hipertensiva. Ambas as mudanças aumentam gradualmente as chances de outras doenças oculares que podem levar à cegueira. Por isso é necessário fazer um exame de fundo de olho para verificar a saúde da sua retina.

Ter mais de 50 anos

A partir dos 50 anos, aumentam as chances de uma pessoa apresentar um aumento da pressão ocular e desenvolver glaucoma ou catarata. Além disso, é possível que a pessoa já tenha desenvolvido algum grau de presbiopia (ou fadiga ocular) e precise usar óculos de leitura.

Dificuldade em ler ou ver coisas

Alguns exames específicos são realizados por um oftalmologista para detectar deficiências na visão. Se você tiver problemas para ler, reconhecer rostos ou entender sinais de trânsito, pode ter algum sintoma de transtorno de déficit de atenção.

Como, por exemplo, se os olhos não enxergam bem ao longe, é miopia; se houver um problema com leitura próxima, hipermetropia; se a visão não for boa nem para perto nem para longe, é astigmatismo. Por isso é importante consultar um médico.

Diferença entre oftalmologista e oculista

Quando o assunto é saúde ocular, a sabedoria popular costuma confundir um optometrista com um oftalmologista, mas saiba que existe uma diferença entre os dois.

O exame e a colocação de óculos só devem ser recomendados por um oftalmologista. Pois, ele é responsável por examinar os olhos, identificar se o paciente precisa de cirurgia e também prescrever óculos e lentes de contato para corrigir qualquer problema de visão do paciente.

Um optometrista é um especialista técnico que geralmente trabalha em um oftalmologista fazendo óculos ou lentes de contato prescritos por um optometrista. Este especialista apenas interpreta o pedido médico, ajusta e ajusta os óculos e mostra o melhor tipo de armação para o seu rosto. Um oculista não pode prescrever lentes e prescrever óculos.

Principais procedimentos de uma consulta no oftalmologista

Durante a consulta é comum o médico já realizar os exames no próprio consultório para obter o diagnóstico de doenças. Entre eles estão:

Biomicroscopia: exame para detectar doenças externas dos olhos como conjuntivites, olho seco, alergias, doenças das pálpebras e detecção de algumas doenças infecciosas sistêmicas como toxoplasmose, toxocaríase, tuberculose, sífilis e AIDS.

Tonometria: exame para detecção de glaucoma.

Fundoscopia ou Fundo de olho: exame para detectar doenças da retina e também doenças sistêmicas como hipertensão arterial, diabetes e alguns problemas vasculares

Dependendo do diagnóstico, o médico também pode solicitar alguns outros exames específicos da área. Se você precisa se consultar com um oftalmologista, saiba que na primeira consulta é possível já realizar os exames que podem identificar alguma doença. Caso você nunca tenha realizado esses exames, será o momento.

É importante que o médico saiba de outros problemas de saúde do paciente para fazer uma avaliação completa, por isso ao se consultar informe seus problemas de saúde e se apresenta algumas doenças.

É necessário informar também se há algum histórico familiar de doenças oculares como glaucoma, catarata e descolamento de retina.

Os pacientes que já fazem uso de óculos devem levá-los consigo e também as receitas antigas e medicamentos ou colírios que tenham sido receitados por um profissional anterior.

Não espere nenhum sintoma, faça seu acompanhamento com um profissional e cuide da saúde da sua visão. É importante consultar um oftalmologista e prevenir alguns problemas que possam causar malefícios à visão e até mesmo problemas irreversíveis prejudicando o seu dia a dia e a saúde dos seus olhos.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp