Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Tudo sobre a consulta com o reumatologista

Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o reumatologista. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:

  • O que faz o reumatologista?
  • Quando procurar o reumatologista?
  • O que acontece na consulta com esse médico?
  • Principais doenças.
  • Exames e tratamento.

O que faz o reumatologista?

O reumatologista é o médico responsável por tratar as doenças que afetam o sistema locomotor. Por exemplo, as doenças que atingem o esqueleto, articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas, entre outros componentes. Além disso, este médico acompanha quadros médicos de seus pacientes, auxiliando na prevenção dessas doenças.

É importante realizar consultas regulares com este médico para detectar a causa de diversos desconfortos e encontrar doenças em seu início. Por isso, é importante separar um tempo para consultar este médico. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.

Quando procurar o reumatologista

A consulta preventiva ao reumatologista é muito importante para evitar uma série de doenças e condições no sistema locomotor. Assim, todos devem realizar um check up de forma regular. Além disso, é importante saber que existem mais de 200 doenças tratadas por este médico, como as inflamatórias, degenerativas, auto-imunes, metabólicas e até genéticas. Além das visitas regulares ao médico, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma imediata. Por exemplo:

  • Fadiga;
  • Mal-estar;
  • Dores e inchaços nas articulações;
  • Perda de peso de forma rápida;
  • Rigidez muscular;
  • Dificuldade em se locomover;
  • Dor muscular;
  • Desânimo;
  • Náuseas.

É muito importante nunca ignorar um sintoma. Assim, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.

O que acontece na consulta com o reumatologista?

Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, se o paciente pratica atividades físicas, profissão, se faz uso de remédios, qualidade de sono, etc. Esta primeira parte da consulta serve para que o médico entenda a quais riscos seu paciente está exposto e como evitar danos. Além disso, o médico vai realizar um exame clínico no consultório e pode pedir outros exames para ver se está tudo certo. Esse tipo de consulta é muito importante e é capaz de identificar doenças mesmo com sintomas leves, como a tendinite e a artrite.

Por outro lado, se o paciente procurou o médico para relatar algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida, vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa. Assim, pode pedir exames para melhor avaliação, como a radiografia ou tomografia.

Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento da doença. Além disso, pode indicar a seu paciente procurar um ortopedista, a prática de exercícios físicos e até uma mudança no estilo de vida.

sala policonsultas

Principais doenças

De acordo com o setor de Reabilitação em Reumatologia da Unifesp, a maioria das doenças dessa área são crônicas. Ou seja, demandam uma série de cuidados e o tratamento constante junto ao médico. Por isso é tão importante conhecer e entender essas doenças. Dentre as principais:

Artrite reumatoide

É uma inflamação crônica e autoimune que atinge as membranas das articulações e órgãos internos como o pulmão. Entre os seus principais sintomas estão: dor local e inchaço e rigidez nas articulações. Esta doença não possui cura mas é importante consultar o médico para saber as opções de tratamento.

Febre reumática

Essa doença é muito comum em crianças e provoca inflamação no coração, nos vasos sanguíneos e nas articulações. Além disso, essa doença é caracterizada por inchaço e dor nas articulações, podendo até mesmo prejudicar órgãos internos da pessoa. Assim, o paciente deve iniciar o tratamento de forma rápida junto ao seu médico.

Fibromialgia

Essa doença causa uma fraqueza muscular geral no paciente. Por isso, provoca dores em diversas partes do corpo, sono e fadiga. Assim, é importante que o paciente procure um médico para iniciar o tratamento e tratar os sintomas.

Tendinite

É uma inflamação que ocorre nos tendões e causa dores e inchaço na região. Assim, essa inflamação pode acontecer em qualquer tendão do corpo humano, desde os pés até a cabeça. Como a função dos tendões é dar suporte aos músculos, a tendinite pode causar muito desconforto nos movimentos durante o dia. Por isso, é importante que todas as pessoas pratiquem atividades físicas que fortalecem os músculos e previnem essa doença. Nos dias de hoje os adolescentes têm apresentado cada vez mais essa doença. Afinal, o uso exagerado de celulares, computadores e tablets é muito comum nessa idade. Além disso, doença não tem cura, apenas é possível evitar sua piora e aliviar os seus sintomas. Ou seja, é preciso consultar o médico ao primeiro sintoma. Saiba tudo sobre essa doença.

Bursite

É uma doença caracterizada pela inflamação da Bursa (é um pequeno “saco” que amortece os ossos e músculos. Assim, provoca inchaço e muita dor na região. É importante saber que esta doença muitas vezes ocorre devido a movimentos de repetição. por isso, algumas profissões apresentam um risco maior de aparecer essa doença. 

Exames e tratamento

O reumatologista vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas condições. Assim, alguns exames que o médico pode pedir são: ultrassom, tomografia, radiografia e ressonância.

O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do médico e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios, antibióticos e até mesmo indicar a consulta com ortopedista no caso das doenças por trauma.

Policonsultas

Precisa marcar uma consulta com um reumatologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp