Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Quando procurar um Proctologista?

Na atualidade existem várias especialidades da medicina, e cada uma delas é responsável por estudar, diagnosticar e tratar doenças ou alterações que acometem áreas do corpo, sistemas e grupos de órgãos. O proctologista, por exemplo, é o médico especialista no aparelho digestório terminal, o qual compreende órgãos como intestino grosso, reto e ânus.

Nesse post você poderá conhecer mais sobre a especialidade de proctologia, as doenças mais comuns tratadas por esse profissional, além de exames solicitados e realizados pelo proctologista.

O que faz um Proctologista?

O proctologista, ou coloproctologista – como também pode ser chamado, é o médico que possui uma formação avançada em questões e doenças que acometem o intestino, o reto e ânus. Sendo assim, este profissional deve possuir um diploma em curso superior de medicina e realizar uma residência médica ou pós-graduação na área de Gastroenterologia. Dentro dessa formação, entretanto, o profissional se especializa em Coloproctologia, estando apto a realizar consultas clínicas, e por vezes também pode realizar cirurgias e procedimentos que se relacionam às áreas finais do intestino, reto e ânus.

Os sintomas investigados pelo proctologista podem ser um sangramento anal, aumento no tempo entre uma evacuação e outra, dor anal ou abdominal, caroço ou nódulos na região citada. Assim, o proctologista pode investigar, diagnosticar ou tratar de casos que vão desde constipação à tumores cancerígenos. De forma geral, as principais razões para se buscar a ajuda desse especialista é para tratar de hemorróidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, incontinência anal, cânceres intestinais e outras doenças do intestino, reto e ânus.

O proctologista é o médico especialista no aparelho digestório terminal, o qual compreende órgãos como intestino grosso, reto e ânus.

Quais os exames realizados ou solicitados por esse especialista?

Na primeira consulta clínica com o proctologista, dependendo dos sintomas indicados pelo paciente, o profissional realizará um exame físico, conhecido como toque retal. Além disso, também realiza-se uma anuscopia. Esse exame tem o objetivo de avaliar o canal anal de forma mais precisa, sendo recomendado para verificar as alterações como coceira, inchaço, sangramento e dor no ânus.

Em outros casos, poderá ser solicitado o exame de retossigmoidoscopia. Trata-se de um exame que permite avaliar a porção mais inferior do intestino grosso, e pode ser essencial no diagnóstico de problemas como pólipos e neoplasias. Exames laboratoriais, ultrassonografias, endoscopias e colonoscopias também estão entre os mais solicitados pelos profissionais de proctologia.

Retossigmoidoscopia Flexível
Retossigmoidoscopia permite visualização de alterações na parte inferior do intestino grosso

O proctologista tanto atua por meio de tratamentos medicamentosos, precedimentos eletivos ou cirurgias, caso haja necessidade.

Como a Policonsultas pode me ajudar?

Seja por vergonha de expor-se ao médico ou receio de algum julgamento moral, muitas pessoas atrasam a visita ao proctologista ou preferem se automedicar. Entretanto, tais escolhas podem piorar os quadros de saúde do paciente, além de dificultar o diagnóstico de doenças graves, como o câncer intestinal por exemplo.

A Policonsultas disponibiliza horários para atendimento com uma proctologista todas as quarta-feiras, além de realizar exames e procedimentos na própria clínica. Prezamos pelo conforto, privacidade dos pacientes, assim como da humanização e discrição em seus tratamentos.

Conheça nosso corpo clínico aqui.

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp