O papanicolau, mais conhecido como preventivo ginecológico, é um exame ginecológico realizado no próprio consultório, no momento da consulta. Apesar do nome complicado, o exame é simples, rápido e indolor para a mulher!
Nesse post você vai entender o que é o exame preventivo, qual a sua grande importância e por que ele deve ser feito todos os anos! Navegue por categoria:
Afinal, o que é o preventivo?
O preventivo, ou papanicolau, é um exame ginecológico que coleta uma amostra de células do colo do útero da mulher, que serão analisadas posteriormente por um laboratório de citopatologia. Ainda que possa trazer certo desconforto para a mulher, o papanicolau não dói e é feito através da inserção de um espéculo na vagina.
Durante a coleta do material, o médico também irá analisar a aparência da vagina e do colo uterino. Essa análise muitas vezes ajuda a identificar condições de saúde que a mulher nem imagina ter, como uma infecção leve ou a candidíase, por exemplo.
Após a coleta, a mulher deve levar a lâmina com a secreção para um laboratório citopatológico, que realiza os exames necessários. Assim, o papanicolau (preventivo) pode indicar as seguintes doenças, entre outras:
- Clamídia;
- Sífilis;
- Gonorreia;
- HPV;
- Candidíase;
- Tricomoníase;
- Detectar presença de nódulos ou cistos
Conheça as principais doenças sexualmente transmissíveis e como evitá-las!
Não existe uma preparação específica para o exame preventivo, apenas algumas recomendações, como não ter tido relações sexuais nas últimas 72 horas e não estar menstruada no dia. Após o exame a mulher pode seguir com sua rotina normalmente, sem nenhuma restrição!
Quando devo realizar o preventivo?
Todos os anos! Isso mesmo, sem falta! Precisamos entender que grande parte das doenças ginecológicas (e até mesmo as demais doenças) não possuem sintomas aparentes. por isso, é importante estar em dia com o rastreio através dos exames, como o preventivo.
Além do preventivo, a consulta anual com o ginecologista é muito importante para controle de reposição hormonal, detecção de doenças, controle e mudanças do método contraceptivo, entre outros.
Você sabe qual o melhor método contraceptivo para você?
Além da consulta anual, é importante se atentar aos sinais que o seu corpo dá quando algo não vai bem, por exemplo: corrimentos com cores e cheiros diferentes do normal, dor durante as relações sexuais, cólicas intensas, dificuldade para engravidar, entre outros! Por isso, sempre que notar algo fora do normal, é importante agendar a sua consulta com o ginecologista!
O exame preventivo e o HPV
O HPV é uma infecção viral transmitida principalmente por contato sexual, fazendo com que a pessoa desenvolva verrugas e lesões nas regiões íntimas, laringe e boca. Essa doença é perigosa e pode levar a diversas complicações, principalmente o câncer de colo do útero nas mulheres, mas também tumores malignos no ânus e no pênis.
O exame preventivo consegue identificar lesões geradas por HPV ainda em seu estágio inicial, o que pode ser fundamental para iniciar o tratamento rapidamente, evitando, muitas vezes, o câncer de colo do útero, doença que mata milhares de mulheres todos os anos. Além disso, é importante lembrar que o HPV, na maioria dos casos, não apresenta sintomas aparentes.
A principal forma de prevenir o HPV é através da vacina (para homens e mulheres) e do uso de preservativos durante as relações sexuais!
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!
Para mais dicas de saúde, acompanhe nosso instagram!
@policonsultas