Neste post você vai entender o que é e para quê serve a consulta com o otorrinolaringologista. Além disso, vai ver as principais doenças e os tratamentos nesta área. Navegue por categoria:
O que faz o otorrinolaringologista?
O otorrinolaringologista é o médico responsável por cuidar da saúde do ouvido, nariz e garganta. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: gripes, resfriados, sinusites, infecções, entre outras.
De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pelo Ministério da Saúde, mais de três pessoas morrem de gripe por dia no Brasil. Esta doença é facilmente transmitida entre as pessoas e pode levar ao óbito ou outros problemas na saúde. Por isso, a consulta preventiva e de rotina com o médico é muito importante para prevenir a gripe e outras doenças. Além disso, através da consulta é possível encontrar a causa de qualquer desconforto ou incômodo. Assim, é importante separar um tempo para consultar este médico. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.
Quando procurar o otorrinolaringologista?
É muito importante que todos realizem consultas de rotina com o médico para prevenir doenças e até mesmo algum câncer. Afinal, nessas consultas, o médico pode realizar um exame clínico para encontrar algum tipo de doença ou condição no paciente. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser:
- Dor ou desconforto na garganta;
- Dificuldade para escutar;
- Rouquidão;
- Sangramento no ouvido, garganta ou nariz;
- Alergia;
- Dor na face;
- Tontura ou visão escurecida;
- Falta de equilíbrio.
É importante nunca ignorar um sintoma. Assim, ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.
O que acontece na consulta?
Quando o paciente procura o otorrinolaringologista para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, como é a alimentação, se faz uso de remédios, bebidas alcoólicas, etc. Além disso, o médico pode realizar um exame clínico e de toque para detectar alguma doença ou condição no paciente. Esse tipo de consulta é muito importante para descobrir doenças e realizar tratamentos.
Por outro lado, se o paciente procurou o médico para falar de algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida vai analisar os sintomas descritos e realizar o exame clínico. De acordo com o caso, o médico também pode pedir outros exames a mais. Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento em seu paciente. Além disso, pode indicar que ele procure outros médicos e até pedir para que ele mude seus hábitos na alimentação.
Principais doenças
Como o otorrinolaringologista é responsável pelo ouvido, nariz e garganta, muitas são as doenças que ele pode tratar. Assim, temos as principais e mais comuns:
Gripe
Esta doença é causada por um vírus que é transmitido entre as pessoas. Entre os principais sintomas estão: febre, cansaço, dor de garganta e presença de secreções. Assim, ao sinal de qualquer sintoma, o paciente deve procurar um médico com urgência, pois a doença pode ser fatal. No Brasil, é possível vacinar contra essa doença todos os anos.
Resfriado
Também é causada por um vírus, que se instala nas vias aéreas. Seus sintomas são parecidos com os da gripe, mas o resfriado é passageiro e não é tão perigoso. Assim, ao sinal de qualquer sintoma, o paciente também deve procurar um médico para iniciar o tratamento de forma rápida. Para evitar o resfriado é importante manter uma alimentação saudável e balanceada. Saiba as principais diferenças entre gripe e resfriado:
Otite
É uma infecção nos ouvidos muito comum entre as crianças. Os principais sintomas incluem: dor de ouvido, tontura e perda de equilíbrio. Por isso, é muito importante evitar o contato das crianças com as que estão infectadas, já que a transmissão é fácil. O tratamento costuma ser feito com o uso de remédios contra a infecção e para diminuir a dor.
Amigdalite
É uma infecção das amígdalas que pode ocorrer por um vírus ou bactéria. Entre os principais sintomas estão: dor na garganta, perda de apetite, febre alta e mal-estar geral. Assim, ao sinal de qualquer sintoma, o paciente deve procurar um médico com urgência para iniciar o tratamento.
Faringite
É uma inflamação na faringe, que está situada na parte de trás da garganta e da língua. Essa inflamação causa muita dor na garganta e dificuldade para engolir por alguns dias. Por isso, é importante procurar o médico para iniciar o uso de medicamentos.
Como prevenir as doenças?
Existem algumas atitudes que podem ajudar na prevenção das doenças no ouvido, nariz e garganta. Assim, essas medidas são:
- Manter a vacinação contra a gripe sempre em dia.
- Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e consumir álcool com moderação.
- Evitar contato com pessoas infectadas ou que apresentam sintoma.
- Lavar as mãos sempre que for levá-la ao rosto.
- Passar álcool em gel sempre que não puder lavar as mãos.
- Tomar sol durante o dia para aumentar a imunidade.
Exames e tratamento
O médico vai fazer uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames que o médico pediu, para a prevenção de muitas doenças. Assim, o médico pode realizar o exame clínico durante a consulta que detecta diversas condições. Além disso, de acordo com o caso do paciente, pode pedir exames como o de sangue e os de imagem.
O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do médico e do histórico do paciente. Assim, o médico pode receitar remédios e até mesmo indicar a realização de cirurgias e mudanças no estilo de vida.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um otorrinolaringologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!