Neste post você vai entender o que é e para quê serve o Janeiro Branco. Navegue por categoria:
O que é o Janeiro Branco?
A campanha do janeiro branco foi criada em 2014 com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para as questões relacionadas à saúde mental e emocional. Assim, o mês de janeiro foi escolhido pois o início do ano é a época que as pessoas mais pensam em suas vidas e o sentido de viver. Por isso, durante o primeiro mês do ano são realizadas palestras, rodas de conversas e outras campanhas de conscientização sobre a saúde mental.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Dentre essas pessoas, mais de 90% sofre de distúrbios mentais, com destaque à depressão, doença que possui tratamento através de auxílio psicológico e psiquiátrico. Além da depressão, outros transtornos mentais que podem levar uma pessoa ao suicídio são: bipolaridade, esquizofrenia, ansiedade e o transtorno de personalidade. Por isso, é muito importante que todos entendam a importância de cuidar da saúde mental.
O que é saúde mental?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é o estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida. Assim, esse estado leva as pessoas a trabalharem e contribuírem para o meio em que vivem, administrando suas próprias emoções. Assim, uma pessoa com saúde mental é capaz de lidar com diversos tipos de emoções: as boas e as ruins.
A saúde mental possui grande importância pessoal para todos. Ou seja, ter uma mente saudável ajuda em vários aspectos da vida, tanto os profissionais como os pessoais. Por isso, a consulta com profissionais como o psicólogo e o psiquiatra tem grande importância e pode contribuir com a melhora na qualidade de vida. Além disso, através da consulta é possível encontrar a causa de qualquer desconforto ou incômodo. Assim, é importante separar um tempo para estas consultas. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.
Como manter uma boa saúde mental
Existem algumas atitudes que podem ajudar na saúde mental. Assim, essas medidas são:
Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios físicos contribui para o aumento da produção de endorfinas, substância natural produzida pelo cérebro que regula as emoções. Esta substância é responsável por reduzir o estresse e a ansiedade, além de diminuir as chances de a pessoa desenvolver um quadro depressivo.
Tenha uma alimentação equilibrada
Ter uma dieta equilibrada, composta por frutas, verduras, legumes, carnes magras e carboidratos complexos é muito importante para a saúde mental. Afinal, ela está relacionada com a saúde física. Assim, é importante evitar certos tipos de alimentos que podem gerar indisposição e cansaço. Por exemplo: gorduras, frituras e bebidas alcoólicas em excesso.
Mantenha relacionamentos saudáveis
Para manter uma boa saúde mental, é importante identificar e excluir relacionamentos tóxicos. Afinal, alguns desses relacionamentos podem desencadear uma série de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Assim, caso identifique este tipo de relacionamento e tenha dificuldade de apagá-lo, é importante buscar ajuda.
Faça terapia
A terapia com o psicólogo é uma grande aliada para o autoconhecimento e uma boa saúde mental. Assim, é muito importante separar um tempo para a terapia. Afinal, através dela o paciente consegue conhecer razões de determinados pensamentos ou atitudes. Além disso, a terapia previne e trata um dos transtornos mentais mais comuns: a depressão.
O que é a depressão?
A depressão é um transtorno mental que leva a pessoa a perder o interesse em atividades que antes eram prazerosas. Além disso, outros sintomas comuns são: sentimento de tristeza e receio, desânimo e tristeza intensa. De acordo com o Ministério da Saúde, existem alguns fatores de risco que podem contribuir com a depressão, entre eles:
- Histórico familiar;
- Outros transtornos psiquiátricos;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Disfunções hormonais;
- Dependência de álcool e drogas ilícitas;.
Ao reconhecer os sintomas da depressão, é importante iniciar o seu tratamento. Dessa forma, é possível evitar quadros mais graves e perigosos para a saúde e bem-estar do paciente. O tratamento é feito por meio de remédios e terapia. Em princípio, o psicólogo ajuda o paciente a criar estratégias de combate às questões emocionais. Por sua vez, o médico indica remédios que vão reduzir os sintomas da depressão. O psiquiatra vai escolher o antidepressivo a ser utilizado, levando em conta o melhor para o paciente. Saiba mais sobre o tratamento:
A pandemia e a saúde mental
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a pandemia do Covid-19, houve um aumento na taxa de sintomas de depressão e ansiedade nas pessoas. Além disso, os dados de consumo de álcool e outras substâncias químicas também cresceram. Este aumento é efeito do isolamento social, da incerteza e da ansiedade que atingem as pessoas. Assim, é ainda mais importante conhecer e entender a importância da saúde mental.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!