Nesse post você vai conhecer algumas condições comuns que prejudicam a nossa visão, dificultando nossa capacidade de enxergar. Além disso, vai ver os principais sintomas, as formas de correção e as causas para essas condições. Navegue por categoria:
O que são as doenças da visão?
Os olhos são os órgãos visuais e sensoriais do nosso corpo, sendo responsáveis por captar as imagens e outros elementos para transmitir essa informação para o cérebro. Assim, esses órgãos têm importância fundamental para o ser humano. No entanto, existem algumas condições que podem dificultar as funções dos olhos, prejudicando nossa visão. Essas condições muitas vezes se manifestam a partir de sintomas que atingem a visão e outras partes do corpo. Por exemplo:
- Dor de cabeça constante;
- Enjoo e náuseas;
- Sensibilidade à claridade;
- Cansaço e desânimo;
- Dor na região dos olhos.
As doenças nos olhos podem ter sua causa relacionada a fatores físicos ou até mesmo hereditários, sendo que algumas delas, como a catarata, costumam aparecer na velhice. De acordo com dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 35 milhões de brasileiros possuem pelo menos uma condição nos olhos. Por isso, é muito importante que as pessoas saibam quais são essas doenças e quando procurar ajuda do oftalmologista.
Miopia
A miopia é uma das doenças dos olhos mais comuns. Essa doença faz com que o chamado “míope” tenha dificuldades de enxergar objetos e pessoas distantes. Dessa maneira, quanto maior a distância, mais embaçado o objeto. De uma forma geral, a principal causa da miopia é a genética, ou seja, costuma ser uma doença comum em uma família. No entanto, alguns fatores podem contribuir ou agravar um quadro dessa doença, como a exposição constante a objetos eletrônicos (por exemplo, computadores e celulares). Os pacientes com essa condição costumam ter fortes dores de cabeça, problemas no estômago e muita sensibilidade à luz. As formas de correção dessa doença são:
- Uso de óculos;
- Uso de lentes de contato;
- Realização da cirurgia corretiva.
Hipermetropia
Essa doença tem como consequência o oposto da miopia. Ou seja, os pacientes não têm problema em enxergar objetos distantes, mas sim aqueles que estão próximos aos olhos. Os pacientes que possuem essa condição já nascem com ela,ou seja, não existem fatores externos que causem o aparecimento da hipermetropia. Assim, essa doença pode causar alguns desconfortos como dor de cabeça e fadiga, principalmente quando a pessoa faz alguma atividade por muito tempo, como a leitura. As formas de correção dessa doença são:
- Uso de óculos;
- Uso de lentes de contato;
- Realização da cirurgia corretiva.
Astigmatismo
Essa condição costuma ocorrer em pacientes que possuem miopia ou hipermetropia. Assim, é caracterizada por uma visão desfocada e turva, gerando desconforto e dificuldade na visão da pessoa que possui esse quadro. A correção do astigmatismo é feita em conjunto com a correção da miopia ou hipermetropia, ou seja, através de lentes corretivas ou cirurgia. No entanto, algumas pessoas apresentam o quadro isolado dessa doença, ou seja, podem optar pelo tratamento individual dessa condição.
Catarata
Essa doença ocorre devido a uma opacidade total ou parcial do cristalino, diminuindo de forma gradual a visão da pessoa. Essa doença é muito comum em idosos, sendo que seu aparecimento costuma ocorrer devido à velhice. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 60% das pessoas com mais de 85 anos possuem catarata. Além disso, essa é a condição responsável pelo maior número de casos de cegueira. A forma mais eficaz de corrigir a catarata é a cirurgia de remoção da lente turva do olho. Assista o vídeo a seguir para saber mais sobre essa cirurgia:
Presbiopia
Essa doença é popularmente chamada de “vista cansada” e costuma surgir a partir dos 40 anos de idade. Seus principais sintomas são a dor de cabeça constante e a dificuldade para enxergar objetos próximos ou ler. Assim como na miopia e na hipermetropia, as formas de correção dessa doença são:
- Uso de óculos;
- Uso de lentes de contato;
- Realização da cirurgia corretiva.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um oftalmologista? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!
muito bom artigo
Me ajudou muito
Fiz uma cirurgia recentemente
E estou com medo de não ficar bom
Obrigado pela ajuda