Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 08h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Doppler de carótidas: o exame indicado para avaliar e prevenir o risco de AVC

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2018, mais de 60 mil brasileiros com menos de 45 anos foram vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) no país. Esses eventos estão associados a vários fatores, principalmente a obesidade, tabagismo, sedentarismo, diabetes, colesterol alto ou questões genéticas. No entanto, na atualidade a medicina possibilita uma série de formas de evitar a ocorrência de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis através de métodos de prevenção que podem ser orientados a partir da avaliação de riscos, identificados através de exames. No caso do AVC, por exemplo, o exame conhecido como Doppler de Carótidas pode salvar muitas vidas ou, ao menos, minimizar as sequelas através de um acompanhamento médico precoce.

Nesse post vamos ajudá-lo a entender mais sobre esse importante exame, qual sua finalidade e como é realizado.

O que é o Doppler de carótidas?

O Doppler de carótidas é um exame de ultrassonografia com doppler colorido que é realizada sobre as artérias carótidas. Isto é, trata-se de um método diagnóstico que utiliza-se do eco produzido pelo som para criar imagens em tempo real das estruturas e órgãos internos.

As carótidas são artérias muito importantes para conduzir a passagem do fluxo sanguíneo do coração para o cérebro e estão localizadas na região do pescoço. Nesse sentido, pode se dizer que este é um canal, passível de obstrução ou fechamento parcial a medida que placas de gordura ou tecidos fibrosos se acumulam em suas paredes. A obstrução do fluxo sanguíneo do coração ao cérebro provoca o risco de AVC, podendo ocasionar o óbito da vítima ou sequelas.

Assim, o Doppler de Carótidas possibilita que o médico radiologista consiga observar com muita precisão o aspecto dessas artérias, avaliando a aterosclerose da artéria carótida, ou melhor as obstruções, ou espessura das placas de ateroma (gordura), assim como velocidade do fluxo de sangue que passa pela região.

Qual a indicação desse exame e como é realizado?

De forma geral, sintomas como desmaios e tontura devem ser investigados por um neurologista, médico que poderá solicitar o exame de doppler de carótidas. Entretanto, pacientes assintomáticos que realizam check ups anuais e apresentarem alto índice de gordura no sangue, devem procurar um profissional que investigará a necessidade de realização desse exame.

Portanto, o objetivo do exame é observar se o paciente tem maiores riscos de ter um derrame (AVC), se há oclusão da placa ou coagulos no sangue, se a artéria está se estreitando, entre outras condições.

doppler de carótidas na policonsultas
Doppler de carótidas possibilita investigar oclusão ou estreitamento das artérias carótidas

O exame é indolor, rápido, não invasivo e não exige qualquer preparação do paciente. O aparelho será conduzido sobre a artéria localizada no pescoço com o auxílio de um gel. Por não utilizar radiação, o exame pode ser realizado até mesmo na gestação.

Como a Policonsultas pode me ajudar?

A Policonsultas possui um corpo clínico preparado para auxiliá-lo na investigação de sintomas ou na mudança de hábitos. O especialista em neurologia ou cardiologia poderá solicitar esse exame a medida que as queixas são avaliadas. Já o nutricionista poderá auxiliá-lo na adequação de uma vida mais saudável, planejando um cardápio para controlar o risco de obesidade e doenças crónicas como diabetes e hipertensão.

Conheça aqui nosso corpo clínico e faça os seus exames na Policonsultas.

➡ Agende uma consulta!
☎Por telefone: (32) 3031-6060
?Por WhatsApp: (32) 99102-6160
?Mister Shopping, 3º piso.

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp