Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Benefícios do Aleitamento Materno

No aspecto nutricional, o leite materno é definido como único, completo e adequado para o bebê conforme suas necessidades nos primeiros anos de vida, ele apresenta em sua composição calorias, gorduras, proteínas, vitaminas, água, sais minerais e anticorpos que protegem saúde do bebê contra infecções respiratórias, infecções de ouvido (otite), diarreia. Além disso, é considerado um fator protetor contra doenças da vida adulta (como obesidade e diabetes).

De acordo com o Ministério da Saúde a amamentação deve suceder na primeira hora de vida e, caso não ocorra nenhum tipo de intercorrência, pode ser estendida até os 2 anos ou mais. Lembrando que nos primeiros 6 meses o recomendado é que o bebê se alimente exclusivamente do leite materno respeitando a quantidade de mamadas sempre que ele desejar, por isso a amamentação deve ser em livre demanda. Logo, o leite produzido pela mulher depende principalmente do quanto à criança mama, pois quanto mais mamadas mais leite será produzido.

Em relação a saúde da mulher, no âmbito fisiológico, a amamentação pode contribuir na prevenção de algumas doenças reduzindo as chances de desenvolvimento futuro de morbidades, como: câncer de mama, ovário, útero e o diabetes tipo 2.

Além disso, amamentar de forma exclusiva é considerado uma contracepção natural, ou seja, caso as menstruações da mãe não tiverem retornado e o bebê com menos de seis meses de idade estiver amamentando dia e noite, pode existir um aumento no intervalo entre as gestações promovendo a recuperação mais rápida do pós-parto devido à redução do sangramento, acelerando assim o retorno do útero ao seu tamanho normal prolongando o tempo entre gestações.

Acredita-se que os benefícios psicológicos proporcionados pela amamentação podem contribuir tanto para a criança como para a mãe. A interação, troca e o contato contínuo entre mãe e filho certamente fortalecem os laços entre eles transmitindo para a criança sentimentos de segurança e proteção estabelecendo assim o vínculo afetivo.


Escrito por: Nutricionista Letícia Rezende da Silva (CRN 9/ 22005).
Graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp