Uma praia pode ser um refúgio para relaxamento e recuperação ao mesmo tempo que serve como fonte de problemas de saúde transmissíveis entre as pessoas.
As doenças de praias são causadas pelos riscos associados ao armazenamento de alimentos e ao grande número de pessoas. As más condições de embalagem também aumentam o risco de doenças. Além disso, a água também pode estar contaminada com vírus.
Com a chegada do verão e consequentemente com o aumento de viagens para os litorais, é importante conhecer as principais doenças que geralmente surgem nessa época do ano. Entre elas estão:
Bicho geográfico
Outra condição desagradável que também aparece na pele e geralmente é adquirida na praia, seria o chamado “bicho geográfico”. Na verdade, esse parasita tem suas larvas que se escondem na areia e acabam penetrando na pele humana.
Geralmente se instalam pelos pés, mas também são capazes de invadir o corpo através das mãos, esses vermes conseguem penetrar na pele e deixar uma marca semelhante a um mapa e coçam muito.
Novamente, ter cuidado para não se sentar diretamente na areia é a principal precaução. Dessa forma, pomadas e repelentes são possíveis tratamentos para esta doença.
Bicho de pé
Acredite ou não, mas, além do bicho geográfico, existe um outro tipo de animal que também pode causar muita irritação e incômodo para quem adora ir à praia. A doença do bicho de pé, também conhecida como tungíase, ocorre quando um tipo de pulga que vive em solo arenoso penetra na pele dos seres humanos.
Os sintomas geralmente ocorrem nas solas dos pés de uma pessoa. Normalmente, um nódulo amarelado com um ponto preto no topo é o primeiro sinal de que o verme está presente. Em seguida, há coceira intensa na área. Os percevejos devem ser removidos por um médico.
Intoxicação alimentar
Esta é uma das doenças de praia mais comuns. Afinal, quem não conhece a história de um familiar ou amigo passando mal depois de comer alguma comida na praia?
Alguns dos sintomas mais comuns causados por alimentos contaminados por bactérias são: diarréia, febre, vômitos e desidratação.
Para evitar isso, é importante tentar verificar as condições de higiene dos alimentos adquiridos na praia, manter a própria comida em uma bolsa térmica para conservá-la por mais tempo, e até mesmo duvidar do consumo de sucos naturais vendidos nestes locais, já que a origem da água utilizada na preparação não pode ser garantida.
Para tratar a intoxicação alimentar, é recomendado aumentar a hidratação com água, sucos e soros caseiros.
Micose
Micoses são condições da pele que ocorrem naturalmente em alta umidade. Eles podem prosperar na baixa umidade das praias.
Os banhistas frequentes queixam-se frequentemente de micose, uma infecção da pele causada pelo contacto com água contaminada, uso frequente de fatos de banho molhados ou exposição a fungos presentes em cadeiras, toalhas e até mesmo na areia da praia.
As pessoas podem pegar micoses de praia na pele, no cabelo, na roupa ou em qualquer outro lugar do corpo. Essas infecções aparecem como manchas brancas na pele, erupções cutâneas com coceira, descamação e vermelhidão, cloderma e, em alguns casos, infecções mais graves.
Tomar banho, vestir roupas secas e usar toalhas secas para cobrir os móveis de praia são métodos eficazes para evitar as condições desagradáveis da micose. Evite ficar em trajes de banho por muito tempo, pois isso pode levar a outras doenças da pele. Ficar de biquíni também pode agravar a crise; portanto, é melhor evitar biquínis completamente quando sofre desta condição de pele.
Toxoplasmose
Quando você vai à praia com sua família, é importante verificar qual lugar você escolhe. A toxoplasmose é uma doença que pode causar sérios danos à saúde e pode ser transmitida nesse ambiente.
As fezes e urina de gatos contaminados acabam na areia da praia e o contato com ela pode dissipar a doença. Os primeiros sintomas da toxoplasmose são caracterizados pelo desconforto grave e o hematoma das glândulas.
Os cuidados devem ser reforçados com crianças, que apresentam saúde frágil, e com gestantes, pois podem ocorrer sérios danos ao feto. O tratamento indicado para a doença é realizado através de antibióticos.
Queimaduras
Apesar de não ser uma doença, as queimaduras provocam transtornos sérios à saúde de quem não toma os cuidados necessários com a pele durante a exposição ao sol. Incômodo, ardência e até lesões mais graves podem ser acarretadas pela falta de protetor solar ou pelo tempo excessivo de bronzeamento. Por isso é de extrema importância a proteção solar antes e durante a exposição ao sol.
Também é necessário evitar algumas atitudes como a utilização de pó descolorante e fórmulas caseiras para garantir uma nova tonalidade de pele, pois podem provocar alergias e queimaduras graves em peles sensíveis.
Como exposto aqui, não é bom contar com a sorte na hora de lidar com as doenças de praia. É importante seguir as orientações básicas de prevenção às doenças, pois são dicas fundamentais para minimizar os problemas provocados em uma situação que deveria ser primordial para lazer e descanso!
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!