Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções.
Mais do que um cenário de ausência de problemas, a saúde mental é entendida como um estado em que o indivíduo está bem o suficiente para enfrentar situações cotidianas tão diversas quanto imprevisíveis. Afinal, a vida contemporânea significa que temos que enfrentar as complicações criadas pelo ritmo intenso da vida e a aparente fragilidade de alguns relacionamentos, falhas que podem prejudicar nossas relações sociais a médio e longo prazo.
No entanto, a saúde mental é mais do que a liberdade da doença mental. Na verdade, o bem-estar mental está relacionado à forma como se responde às demandas da vida, à maneira como você harmoniza suas capacidades, ambições, ideias e emoções diante das dificuldades e adversidades e como consegue equilibrar tudo isso de forma funcional e adaptativa mesmo diante de cenários e crises adversas.
Pessoas com saúde mental entendem que ninguém é perfeito, todos têm limites e você não pode ser tudo para todos. Essas pessoas experimentam uma série de emoções diariamente, incluindo alegria, amor, contentamento, mágoa, raiva e decepção. Mas são capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida com equilíbrio e buscar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, interrupções, traumas ou transições significativas em diferentes ciclos de vida.
Principais pontos da saúde mental
Para facilitar a compreensão, confira os principais pontos que compõem a saúde mental:
- Estar bem consigo mesmo e com os outros;
- Exercer a inteligência emocional por meio da autoconsciência;
- Conseguir se adaptar às mudanças sem perder o equilíbrio;
- Desenvolver o autoconhecimento;
- Aceitar as exigências da vida;
- Saber lidar tanto com as boas emoções quanto com as desagradáveis;
- Reconhecer suas vulnerabilidades, seus limites e buscar ajuda quando necessário.
No entanto, diversos são os fatores que podem influenciar negativamente a saúde mental dos indivíduos nos dias de hoje. Entre eles:
- Estresse
- Brigas
- Atrasos
- Advertências
- Doenças
- Incapacidades
- Limitações
- Relações familiares conturbadas
- Problemas financeiros
Além disso, o preconceito faz com que o tema sobre a saúde mental seja muitas vezes, concebido como uma fraqueza do sujeito, algo sobre o qual ele teria condições de atuar e não o faz. Assim, a principal forma de combater essa discriminação é sempre falar sobre o tema, propor debates e tentar entender as particularidades de cada indivíduo.
Como manter a saúde mental em dia
O desequilíbrio emocional facilita o surgimento de doenças mentais. Dessa forma, pequenas ações inseridas no cotidiano podem provocar grandes mudanças ao longo do tempo, com impactos positivos que ajudam a alcançar o equilíbrio mental. Confira:
- Crie uma rotina;
- Durma melhor;
- Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida;
- Faça terapia com profissionais especializados;
- Aceite-se a si mesmo e às outras pessoas com suas qualidades e limitações;
- Evite consumo excessivo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica;
- Reserve tempo para o lazer, convivência com os amigos e com a família;
- Pratique atividades físicas regularmente.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!