É muito comum escutarmos sobre a importância de ter um colesterol controlado. Mas você sabe o que significa isso? Ter um colesterol controlado é ter bons níveis do chamado “colesterol bom” e ter níveis baixos do chamado “colesterol ruim”. Assim, suas chances de sofrer de doenças cardiovasculares diminuem bastante e você garante uma boa qualidade de vida. Para conhecer mais sobre esse assunto, você vai ver:
O que é o colesterol?
Muitas pessoas pensam na palavra “colesterol” como algo prejudicial ao nosso corpo, o que não é verdade. O colesterol é uma gordura fundamental para o funcionamento de nosso organismo e manutenção da nossa saúde, que tem as seguintes funções:
- Integração na constituição nas membranas das células;
- Participação na produção de vitaminas;
- Participação na produção de hormonas;
- Participação na produção de ácidos biliares.
É importante saber que existem dois tipos de colesterol: o chamado colesterol “mau” (colesterol LDL) e o colesterol “bom” (colesterol HDL). Cada um possui a sua função e devem estar presentes em diferentes proporções no sangue. Confira as proporções ideais de cada tipo de colesterol:
- Colesterol total – < 190 mg/dl;
- Colesterol LDL – <115mg/dl;
- Colesterol HDL – >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Quais os riscos de ter um colesterol descontrolado?
Em primeiro lugar é importante conhecer o papel de cada colesterol no nosso corpo. O colesterol bom é responsável por transportar o colesterol ruim das artérias e corrente sanguínea até ao fígado, onde é depositado e degradado e, posteriormente, eliminado. Já o colesterol ruim é responsável por levar o colesterol do fígado para todo o corpo.
Quando os níveis de colesterol ruim estão acima do ideal, muitos são os riscos para a saúde da pessoa. Ou seja, os altos níveis são capazes de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças do coração são as que mais matam no mundo. Além disso, somente no Brasil, cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem um infarto. Conheça aqui as principais doenças do coração.
Tratamentos para o colesterol descontrolado
Quando uma pessoa possui níveis descontrolados de colesterol, é preciso iniciar um acompanhamento médico. Assim, o cardiologista e endocrinologista vai solicitar exames regulares para checar a mudança nos níveis de colesterol e indicar o melhor tratamento para cada paciente. Entre os principais tipos de tratamento estão:
- Mudança na alimentação– essa é a melhor forma e também a mais saudável para controlar os níveis de colesterol no sangue. Para esse tipo de tratamento é preciso abandonar alimentos ricos em gordura e aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas e vitaminas.
- Remédios– os remédios capazes de diminuir os níveis do colesterol ruim no sangue são indicados para os casos em que o paciente não vê melhoras apenas com a mudança de alimentação. Além disso, o uso do remédio também é feito quando o colesterol alto é algo genético dentro da família.
Alimentos que fazem mal à sua saúde
1- Embutidos (salsicha, presunto, linguiça, mortadela, entre outros)
Os chamados ‘embutidos’ foram criados para facilitar o processo de produção do alimento. Assim, foram adicionados conservantes, corantes e outras substâncias muito tóxicas às carnes. É exatamente por esse motivo que a data de validade desses alimentos é bem grande.
Sabe aquele pão com mortadela que todo brasileiro adora comer? E aquela pizza de presunto e queijo que preparamos nos finais de semana? Pois é, esses alimentos podem causar muitos danos para a sua saúde, como problemas no estômago e entupimento de veias e artérias.
Além disso, o consumo exagerado desse alimento é capaz de causar não só problemas imediatos mas também diversos tipos de câncer devido às substâncias tóxicas que nele estão presentes. Por isso, que tal substituir o presunto pelo queijo minas e deixar os embutidos somente para ocasiões especiais?
2- Caldos e temperos industrializados
Escolher cozinhar ao invés de pedir comida pronta é sempre a melhor opção para a nossa saúde (e também para o nosso bolso). No entanto, é importante que os temperos utilizados para o preparo do alimento sejam naturais, como a cebola e o alho. Isso porque os temperos industrializados são ricos em sódio e glutamato monossódico que, além de serem responsáveis pela hipertensão arterial, trazem doenças neurológicas graves. Por exemplo, o Alzheimer, doença de Parkinson e a demência. Saiba tudo sobre essas doenças.
Além disso, é importante lembrar que descascar um alimento é sempre mais interessante e saudável do que desembrulhar!
3- Biscoitos recheados
Esse alimento é muito consumido ao longo da vida por diversas pessoas, principalmente pelas crianças. Afinal, seu gosto fantástico aliado à praticidade de apenas abrir o pacotinho é atrativo demais. No entanto, os biscoitos recheados possuem alta carga calórica e são responsáveis pelo aumento exagerado dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, a alta concentração de gordura saturada e açúcar é responsável por gerar hiperatividade e déficit de atenção nas crianças e também nos adultos. Por isso, guardar esses biscoitos apenas para momentos especiais é uma atitude que vai contribuir muito para a sua saúde e de seus filhos.
4- Margarina
De longe, um dos alimentos mais prejudiciais para nossa saúde. A margarina é rica em gordura trans, um tipo de gordura que não é reconhecida por nosso corpo e, por isso, não é metabolizada. Assim, essa gordura se acumula em nosso sangue, elevando de forma drástica a concentração do colesterol ruim e diminuindo o colesterol bom. Por isso, opte sempre pela manteiga, que tem origem animal e não agride o organismo de forma tão perigosa.
5- Refrigerante
Você sabia que alguns tipos dessa bebida são proibidos em alguns países por conter corantes e sulfetos que fazem muito mal ao nosso corpo? Em outros países o refrigerante só pode ser comercializado sem corante, ou seja, não possui cor nenhuma. Ou seja, os danos dessa bebida são tão grandes a ponto de existirem restrições contra seu uso em alguns lugares.
Por isso, ainda que o refrigerante esteja presente no dia a dia, é importante evitar o seu consumo no cotidiano e deixar para tomá-lo apenas nos finais de semana ou ocasiões especiais. Afinal, esse produto contém ingredientes que causam câncer e diversos problemas no estômago. Confira aqui sete dicas para cuidar melhor da saúde do estômago.
6- Sorvete
Sim, o sorvete está presente em diversas ocasiões de nossa vida e é um alimento muito consumido nos dias quentes. No entanto, é preciso se atentar para a presença de alta quantidade de açúcar, gorduras trans, corantes, conservantes e até mesmo saborizantes que podem trazer graves sequelas para nosso cérebro. Por isso, é preciso cortar o sorvete do dia a dia e consumir este alimento em dias específicos.
Uma opção saudável é preparar você mesmo o seu sorvete caseiro. Existem várias receitas que utilizam somente frutas e leite para o preparo dessa delícia!
Batata frita
A batata frita possui várias características que a torna prejudicial à nossa saúde. Em primeiro lugar, sua composição é rica em acrilamida, substância que se torna tóxica quando a batata é exposta a altas temperaturas. Além disso, o óleo utilizado para fritar a batata pode causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
Mas não se preocupe! Não é preciso abolir o petisco de nossas vidas, apenas evitar o seu consumo excessivo.
8- Comidas congeladas
Sim, chegar em casa após um dia exaustivo e colocar aquela lasanha congelada no congelador é muito atrativo. No entanto, é preciso tomar cuidado com a frequência e a quantidade de alimentos congelados que você está consumindo. Isso porque esses alimentos são ricos em sódio e gorduras saturadas, aumentando os níveis de colesterol e causando doenças no coração.
Por isso, opte sempre por alimentos frescos e preparados em casa.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um cardiologista ou endocrinologista? A Policonsultas conta com médicos preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!