Neste post você vai entender o que é e para quê servem os exames do coração. Além disso, vai ver suas principais funções e quando devem ser feitos. Navegue por categoria:
O que são e para quê servem os exames do coração?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 350 mil pessoas morrem por ano de doenças do coração. Além disso, dados da Organização Mundial da Saúde mostram que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Por exemplo: o infarto, o ataque cardíaco, doenças arteriais, entre outras. Assim, todas as pessoas devem tomar os cuidados relacionados ao coração e sua saúde. Esses cuidados incluem: prática de exercícios físicos, alimentação saudável, visitas regulares ao cardiologista e realização de exames cardiológicos. Saiba tudo sobre a consulta com o cardiologista.
Em primeiro lugar, ao consultar o médico, este pode pedir uma série de exames para acompanhar a saúde do coração do paciente. Portanto, é muito importante que os exames sejam realizados e o paciente retorne ao médico para que ele faça uma análise. Assim, três exames muito comuns e importantes são:
- Eletrocardiograma
- Ecocardiograma
- Risco Cirúrgico
Quando marcar o exame?
Em primeiro lugar, os exames do coração devem ser feitos sempre, para a prevenção de doenças. Ou seja, o paciente deve consultar o cardiologista com frequência para realizar esses exames e fazer um check up. Assim, além das consultas de prevenção, alguns sinais podem mostrar a necessidade de um exame. São eles:
Dor no coração
Esta dor muitas vezes é confundida com outro sintoma. No entanto, esta é caracterizada como um aperto forte, acompanhado de suor e falta de ar. Assim, a dor no coração ocorre quando há diminuição da chegada de sangue a este órgão.
Palpitação
É uma percepção desconfortável dos batimentos cardíacos. Além disso, algumas pessoas sentem uma falha nestes batimentos.
Tosse constante
A tosse cardíaca se dá após a realização de atividades de esforço físico.
Fadiga
Pode ocorrer quando a bomba do coração não consegue levar sangue suficiente para todos os órgãos.
Pele azulada
Pode indicar redução dos níveis de oxigênio no sangue.
Todos estes sinais podem indicar a existência de um problema sério. Por isso, é importante consultar o médico e realizar todos os exames necessários.
Eletrocardiograma
Este exame é feito com um aparelho que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. Assim, é bem simples e costuma ser solicitado como forma de check-up geral da saúde do coração. Por isso, e exame é capaz de encontrar bloqueios ou partes do músculo do coração que não estão se movendo como deveriam, o que pode ser um problema.
Como é feito
Em primeiro lugar, o paciente deita em uma maca e o médico coloca eletrodos sobre o seu corpo. O exame dura cerca de cinco minutos e o resultado é feito em gráficos, que o médico vai analisar. Por isso, é importante lembrar que o corpo do paciente deve estar limpo para evitar qualquer tipo de interferência. Além disso, este exame deve ser feito todos os anos em pacientes acima de 40 anos e sempre que houver suspeita de alguma doença no coração. Saiba as principais doenças do coração.
Ecocardiograma
Este exame é um ultrassom do coração que permite o resultado de imagens deste órgão e do sangue que passa por ele. Assim, é possível saber o tamanho do coração e sua força de bombeamento. Ou seja, é possível identificar a direção e velocidade do sangue no interior das cavidades do coração.
O exame deve ser feito sempre que o médico pedir, quando há suspeita de doenças e como forma de prevenção. Além disso, é importante que mulheres grávidas realizem o exame para encontrar qualquer alteração que possa atrapalhar a gestação. Ademais, este exame é simples e não existem contraindicações.
Risco Cirúrgico
Este exame consiste em uma etapa de qualquer operação ou intervenção. Ou seja, é fundamental para assegurar que não há risco de problemas durante o procedimento. Dessa forma, o médico vai realizar o exame por meio de imagens e ondas que mostram a frequência e os batimentos.
Assim, é importante considerar que alguns fatores podem indicar um risco maior para uma cirurgia. Por exemplo:
- Hipertensão;
- Arritmias – alteração na frequência do coração;
- Insuficiência do coração– quando o órgão não consegue funcionar de forma normal;
- Diabetes – doença que eleva a taxa de açúcar no sangue;
- Insuficiência do rim– mau funcionamento dos rins;
- Coagulopatias – condição que provoca alteração na coagulação do sangue.
Por isso, nesses casos, a necessidade do exame de risco é ainda maior. Assim, antes de qualquer operação, o médico pode pedir que o paciente realize esse exame para a sua segurança.
Prevenção às doenças do coração
A alimentação é muito importante na luta contra as doenças do coração. Por isso, é preciso manter uma dieta rica em nutrientes que fortalecem o coração. Por exemplo:
- Alho;
- Suco de uva;
- Aveia;
- Canela;
- Peixes;
- Frutas vermelhas;
- Chocolate amargo;
- Maçã.
Além disso, é importante evitar alimentos ricos em gordura, açúcar e sal. Além da alimentação, é importante que todas as pessoas realizem atividades físicas para manter a saúde do coração em dia.
Verdades e mitos
Doenças cardíacas em mulheres são mais fatais. VERDADE
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 8,5 milhões de mulheres morrem, por ano, em todo o mundo, por estas doenças. No entanto, essa doença também atinge os homens.
Bebidas energéticas não alteram os batimentos cardíacos. MITO
Uma lata de energético faz com que o coração se esforce mais do que o normal.
Ansiedade pode causar infarto. VERDADE
Quando isso ocorre em pessoas com fatores de risco, pode ocorrer morte súbita.
Inverno aumenta risco de doenças do coração. VERDADE
Nesta época do ano a atividade do metabolismo aumenta para aquecer o corpo. Além disso, o frio induz espasmos nas artérias coronárias
O coração não tem câncer. MITO
Apesar de serem raros, existem casos de câncer neste órgão. Assim, é importante realizar exames com frequência.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com cardiologista e marcar exames? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!