As doenças do coração podem aparecer em diferentes fases da vida, mas estão relacionadas principalmente a fatores genéticos, aos hábitos pouco saudáveis e ao envelhecimento. Assim, a visita à um cardiologista é essencial para identificar possíveis anomalias ou problemas de coração. O exame de ecocardiograma, por exemplo, é indicado para investigar ou monitorar o funcionamento desse órgão através de imagens.
O ecocardiograma auxilia que o especialista em cardiologia possa chegar a diagnósticos precoces e precisos, possibilitando o rápido encaminhamento para tratamentos ou cuidados que podem diminuir os sintomas e aumentar a qualidade de vida do paciente.
Neste post vamos ajudá-lo a entender o que é o ecocardiograma, para que serve e quando ele é solicitado.
O que é o Ecocardiograma?
O Ecocadiograma é uma ultrassonografia do coração. Ele ocorre a partir do uso de um transdutor, como é chamado o aparelho responsável por emitir ondas sonoras de alta frequência (de 2 milhões a 20 milhões de hertz), que são captadas de volta sob a forma de eco. A partir disso, ao manipular o instrumento de modo específico, é possível que o cardiologista consiga observar a estrutura do coração, as condições dos tecidos internos e suas anomalias, quando houver. O procedimento permite que o médico cardiologista analise o funcionamento e características do coração através de imagens dos músculos e das válvulas cardíacas.
O exame possibilita constatar o tamanho do coração, analisar a força do bombeamento do sangue, a direção e velocidade do fluxo sanguíneo dentro das cavidades cardíacas. Dentre os tipos de ecocardiograma disponíveis, dois ganham destaque: o Ecocardiograma transtorácico e ecocardiograma com Doppler. O primeiro ocorre com transdutor sendo movimentado por toda a lateral esquerda do peito, a fim de checar a atividade do coração e facilitando a verificação de estreitamento ou alargamento das valvas cardíacas. O segundo, ainda mais detalhado, trata-se de uma técnica 3D que permite o mapeamento em cores do fluxo sanguíneo. O Doppler permite a visualização de detalhes mínimos do coração, como a velocidade que o sangue corre pelas arterias.
Quando o ecocardiograma é indicado?
Normalmente, quando há algum sintoma, queixa de dor, fraqueza, desmaios, dores no peito, arritmia, o cardiologista poderá orientar que se realize esse exame. Além disso, pacientes com histórico familiar de doenças cardíacas, pressão alta, diabetes, sedentárias e fumantes também passam por um check up cardiológico para fins de prevenção.
O exame poderá auxiliar o especialista em cardiologia a diagnósticar casos de sopro no coração, sintomas de palpitação, doenças do músculo cardíaco,insuficiência cardíaca, doenças das válvulas do coração, anomalias congênitas, coração grande, coração fraco, detecção e monitoramento de doenças cardíacas como coágulos, problemas na aorta, tumores intracardíacos, e também para acompanhar o funcionamento do coração durante cirurgias.
Por isso, trata-se de um exame extremamente importante para ser realizado e aumentar a qualidade de vida dos pacientes mediante tratamento especializado para a cardiopatia detectada.
Como a Policonsultas pode me ajudar?
O ecocardiograma é essencial para a detecção de doenças que acometem o coração e o monitoramento delas. O médico cardiologista poderá solicitá-lo como parte de um check-up cardiovascular. É um exame indolor, rápido, não tem efeitos colaterais e tem um excelente alcance diagnóstico. Além disso, pode ser realizado durante a gestação para observação do feto, permitindo um diagnóstico muito precoce e possibilitando que medidas sejam tomadas antes do parto.
Na Policonsultas você pode se consultar com um especialista em cardiologia por valores que cabem no seu bolso. Além disso, também é possível realizar exames como eletrocardiograma e ecocardiograma na própria clínica.
Conheça aqui os exames realizados na clínica.
➡Quando precisar, agende sua consulta:
.
☎Por telefone: (32) 3031-6060
?Por WhatsApp: (32) 99102-6160
?Mister Shopping, 3º piso