Unidade 1
Mister Shopping, 3º Piso
Segunda a sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Unidade 2
Av. Rio Branco, 1718 – Centro
Segunda a sexta: 07h às 20h
Sábado: 08h às 12h

Herpes labial: o que você precisa saber

Nesse post você vai conhecer tudo sobre a herpes labial, uma doença que atinge grande parte da população brasileira. Além disso, vai entender como é feita a prevenção e quais os cuidados essenciais para os pacientes.

O que é a herpes labial

A herpes labial é uma doença causada por um vírus que se manifesta através da formação de pequenas vesículas na região do lábio, causando grande desconforto e constrangimento para os pacientes. Após o aparecimento das vesículas, elas se transformam em lesões que permanecem nos lábios do paciente por um período de, em média, 7 dias.

É importante lembrar que a herpes labial não possui cura e é transmitida de forma rápida durante o período de existência das lesões. Por isso, quando um paciente começa a apresentar os sintomas que indicam o surgimento das vesículas, é preciso evitar beijar e compartilhar objetos como talheres e copos com outras pessoas.

O que causa a herpes labial

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus da herpes está presente no corpo de quase 80% da população brasileira, ou seja, muitas pessoas já possuem esse vírus em seu corpo. No entanto, esse vírus pode ficar em silêncio durante muitos anos até que algum fator externo faça com que ele se manifeste. 

Entre as situações que mais facilitam a manifestação do vírus estão: situações de estresse, imunidade baixa, ansiedade, irritação na região da boca, ressecamento e rachaduras na boca devido ao tempo seco, exposição ao sol e água do mar, entre outras. Assim, o paciente que já teve manifestações do vírus da herpes deve ficar atento para evitar essas situações no dia a dia.

Quais são os sintomas da herpes labial?

Quando o vírus da herpes labial começa a se manifestar, o paciente experimenta alguns sintomas iniciais como coceira na boca, sensação de formigamento e queimação. Após esses sintomas iniciais, inicia-se a formação das vesículas na boca, que podem aparecer no meio do lábio ou nas bordas. 

Após um período de tempo as vesículas podem “estourar”, dando lugar a lesões e machucados na boca do paciente. Todo o período de manifestação do vírus, desde o surgimento dos primeiros sintomas até a cicatrização das feridas leva, em média, uma semana, podendo ser mais ou menos tempo, de acordo com a resposta do corpo de cada pessoa. 

Como é feito o tratamento da herpes labial?

A herpes labial não tem cura, sendo que o tratamento é feito para amenizar os sintomas e o desconforto causado quando o vírus se manifesta. Assim, quando o paciente começa a sentir os primeiros sintomas (ardência e formigamento nos lábios), pode iniciar o uso de um antiviral específico, que pode ser em comprimido ou pomada. É importante lembrar que quanto mais cedo for o início do tratamento, mais rápido vai ser a melhora dos sintomas. Em alguns casos, o tratamento rápido impede até mesmo a formação das vesículas.

Além disso, o paciente que está com manifestação do vírus da herpes pode tomar algumas medidas para ajudar no tratamento. Por exemplo: ingerir alimentos ricos em vitaminas, tomar bastante água, evitar exposição ao sol e bebidas alcoólicas.

É muito importante que o paciente com manifestação do vírus da herpes procure um dermatologista para analisar o seu caso e os sintomas. Afinal, o médico pode pedir alguns exames para checar a imunidade do paciente e até mesmo receitar remédios diferentes, dependendo do caso. Saiba tudo sobre a consulta com o dermatologista.

Como prevenir a herpes labial?

Para aquelas pessoas que nunca tiveram nenhuma manifestação do vírus da herpes, a melhor forma de prevenção é evitar contato com pessoas que estejam com feridas de herpes nos lábios e evitar compartilhamento de copos e talheres. Além disso, é importante manter a imunidade sempre alta, beber bastante água e consumir alimentos ricos em vitaminas e nutrientes. 

Para as pessoas que já tiveram alguma manifestação do vírus da herpes, é importante redobrar os cuidados. Além dessas medidas básicas de prevenção, alguns cuidados ideais para evitar a manifestação do vírus são:

  • Passar hidratantes labiais para manter os lábios sempre hidratados e saudáveis. Afinal, lábios secos e rachados facilitam a manifestação do vírus.
  • Consumir alimentos ricos em lisina. Esse aminoácido é responsável pela prevenção ao vírus da herpes. Alguns alimentos ricos em lisina são: carne, peixe, ovos, leites e derivados, iogurtes, batata, frango, couve, abacate, mamão, figo, beterraba, damasco, maçã, manga, entre outros.
  • Evitar exposições prolongadas ao sol ou água do mar. Inclusive, a praia é uma situação para ficar atento! As condições desse ambiente podem favorecer muito a manifestação do vírus da herpes labial.
  • Não utilizar produtos que podem irritar os lábios.
  • Evitar situações de estresse e ansiedade.

Essas medidas não trazem a cura do vírus da herpes, mas são responsáveis por diminuir as chances de sua manifestação. Por isso, é importante manter os cuidados e estar sempre atento aos primeiros sintomas que podem aparecer.

Pode usar maquiagem com herpes labial?

Muitas pessoas ficam constrangidas com o aparecimento das lesões causadas pelo vírus e querem esconder os machucados com maquiagem. No entanto, essa prática não é indicada pois a maquiagem pode aumentar a irritação no local, fazendo com que as lesões fiquem muito piores.

É importante ter em mente que o vírus da herpes está presente em mais de metade da população. Ou seja, ainda que as lesões possam ser constrangedoras, muitas pessoas passam por isso e entendem perfeitamente a situação. Assim, não é preciso ter medo do julgamento por parte de pessoas próximas.

Se ainda assim você prefere tentar esconder as lesões, existem adesivos próprios para essa situação que, além de disfarçarem a lesão, atuam também no seu tratamento. Esses adesivos podem ser encontrados em farmácias. Antes de qualquer decisão, é importante consultar com seu dermatologista e pedir indicações de qual a melhor medida a ser tomada para o seu caso. Afinal, somente o médico vai saber analisar a situação do paciente e descobrir o que pode ser feito para o seu tratamento.

Cuidados durante a manifestação do vírus

O vírus da herpes labial quase sempre se manifesta nos lábios. No entanto, esse vírus pode ser levado para outros lugares do corpo, causando problemas bem mais graves. Por isso, durante a manifestação do vírus da herpes labial, evitar tocar os lábios para não correr o risco de espalhar o vírus para os olhos e para a região genital. 

Ainda que o vírus da herpes labial e o da herpes genital sejam diferentes, o contato na região genital pode desencadear o aparecimento de herpes nesta região. Por isso, esteja atento e sempre utilize cotonetes para aplicar a pomada e tenha uma toalha de rosto separada para enxugar a boca. Além disso, evite contato da sua escova de dente com a de outras pessoas.

Policonsultas 

Precisa marcar uma consulta com o dermatologista? A Policonsultas conta com médicos preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!

Agende seu atendimento:

Unidade 1: Mister Shopping 3º Piso.
Unidade 2: Av. Rio Branco, 1718 – centro

Deixe um comentário

WhatsApp Agende pelo WhatsApp