Neste post você vai entender o que é e para quê servem os exames de fonoaudiologia. Além disso, vai ver suas principais funções e quando devem ser feitos. Navegue por categoria:
O que são e para quê servem os exames de fonoaudiologia?
O ser humano se comunica através da fala e da audição. Por isso, é muito importante cuidar dessas funções humanas que nos ajudam em muitas coisas. O fonoaudiólogo é responsável por tratar e prevenir os distúrbios da linguagem. Assim, trabalha através da fala, audição e escrita para realizar exercícios e terapia nos pacientes. Além disso, auxilia pessoas da área artística e da comunicação que desejam melhorar a fala e a dicção. Saiba tudo sobre a consulta com o fonoaudiólogo.
Uma das melhores formas de prevenir qualquer problema na fala e na audição é a consulta de rotina ao fonoaudiólogo e a realização de todos os exames de fonoaudiologia pedidos. Estes exames são muito importantes para mostrar algum problema de forma rápida, permitindo que o paciente comece logo o seu tratamento. Além disso, o fonoaudiólogo pode encontrar problemas em crianças, que muitas vezes passam despercebidos pelos pais.
Quando marcar o exame?
Em primeiro lugar, é importante que todos façam uma consulta de prevenção ao fonoaudiólogo para que ele avalie a fala e audição da pessoa. Assim, ele vai pedir ao paciente que realize alguns exames de rotina. No entanto, existem alguns sinais que devem levar uma pessoa a procurar pelos exames de forma mais rápida. Por exemplo:
- Dificuldade para engolir- O fonoaudiólogo realiza tratamento para as pessoas que têm dificuldade de engolir. Assim, os pais também devem ficar atentos com as dificuldades dos filhos, desde bebês.
- Rouquidão constante- Muitas vezes a rouquidão surge quando a pessoa não utiliza a fala da forma correta. Ou seja, “fala errado”. Para evitar esse problema, ou prevení-lo, é importante marcar uma consulta.
- Problemas na fala- Gagueira, língua presa e língua solta são problemas muito comuns e que precisam ser tratados de forma rápida.
- Problemas na audição- É muito comum que pessoas com problemas de audição desenvolvam problemas na fala. Isto ocorre porque a fala e a audição estão muito ligadas.
- Respiração pela boca- Este costume traz muitos problemas para a pessoa. Por exemplo: mudança na disposição da língua, perda do paladar, problemas na mastigação, entre outros.
É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.
Audiometria
Este exame serve para analisar os níveis de audição do paciente e determinar se está tudo certo. De forma geral, a audição de uma pessoa saudável costuma diminuir com os anos. Por isso, é muito importante que o paciente realize este exame, a fim de garantir sua audição saudável.
O exame dura cerca de 40 minutos e depende da colaboração do paciente. Assim, ele vai entrar em uma cabine acústica com janela de vidro e colocar um fone de ouvido com microfone. Dessa forma, ao ouvir os sons emitidos, ele vai indicar com gestos se escuta bem ou não. Em seguida, o paciente vai escutar palavras específicas e deve repetir todas as que escutou. Como o exame é simples, não é preciso uma preparação por parte do paciente. No entanto, é importante que ele não tenha escutado ruídos fortes por, pelo menos, 14 horas antes do exame.
Timpanometria
Este exame é feito para uma avaliação das estruturas da orelha média e tuba auditiva. Dessa forma, é feito através de uma pequena sonda no conduto auditivo externo em uma das orelhas e um fone na outra. Assim, pela sonda é colocada uma pequena pressão no conduto auditivo externo e pelo fone o paciente vai ouvir alguns sons. Esse exame também é simples e não depende da interação do paciente. Por isso, é recomendado para pessoas de todas as idades, incluindo as crianças.
Teste da orelhinha
É realizado para verificar se existem alterações na audição do bebê. De acordo com Margareti Bonsanto, o recém nascido nasce com as vias de emissões bastante sensíveis. Assim, é possível fazer uma avaliação a fim de investigar se estas vias estão preservadas. Assim, o fonoaudiólogo coloca um fone ligado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna produz.
Teste de labirintite
Este exame é feito para avaliar as funções vestibulares e cranianas do paciente. Assim, é possível identificar a presença da labirintite. Em primeiro lugar, o fonoaudiólogo realiza alguns exercícios para verificar o equilíbrio estático e dinâmico do paciente. Em seguida, coloca-se eletrodos na face do paciente para analisar os movimentos oculares e seus nistagmos com e sem estímulos visuais. Por fim, é feita uma prova calórica estimulando o labirinto com ar quente e frio. O exame dura entre 40 a 60 minutos. Assim, esse exame é indicado para pessoas que possuem algum sintoma da doença. Por exemplo: tontura, vertigem, desequilíbrio, sensação de coisas rodando, cabeça oca e cabeça zonza.
Verdades e mitos
A Policonsultas esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto.
O fonoaudiólogo só trata da fala. MITO
Assim como a fala, o profissional cuida da audição, deglutição e outras áreas que estão ligadas à fala e linguagem.
A audição pode prejudicar a fala. VERDADE
Como estão interligadas, a má formação de uma delas prejudica a outra diretamente. Assim, é muito importante marcar uma consulta quando encontrar problemas em uma dessas áreas.
A gagueira passa com o tempo. MITO
Ao contrário do que muitos pensam, as crianças não gaguejam para chamar atenção ou por puro nervosismo. No entanto, existe tratamento eficaz para esta condição.
O tratamento de alguma condição é contínuo. VERDADE
O tratamento dura certo tempo, que será estabelecido na avaliação.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um fonoaudiólogo? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica.
Conheça nosso corpo clínico aqui!