Neste post você vai entender o que é e para quê serve o Fevereiro Roxo. Navegue por categoria:
O que é o Fevereiro Roxo?
O fevereiro roxo é o mês de conscientização sobre as doenças de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. A campanha foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (MG) sob o lema: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Assim, a campanha mostra a importância de da bem-estar às pessoas com doenças crônicas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo. Além disso, este número pode dobrar até o ano de 2030 e triplicar até 2050. No Brasil, existem cerca de 1,2 milhões de pessoas com a doença. Dessa forma, é importante lembrar que o Alzheimer, lúpus e fibromialgia não possuem cura, mas é possível amenizar os sintomas e proporcionar uma vida melhor ao paciente. Afinal, esse é o objetivo da campanha do fevereiro roxo.
O que é o Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença progressiva que causa a destruição de células do cérebro. Assim, aos poucos a doença destrói a memória e outras funções mentais importantes. Por isso, no início da doença, o paciente começa a esquecer fatos recentes e lembrar apenas de coisas muito antigas. Dessa forma, esta doença possui dois tipos:
- Alzheimer de início precoce – afeta pessoas com menos de 65 anos.
- Alzheimer de início tardio – os sintomas aparecem após os 65 anos, sendo os casos mais frequentes.
Fatores de risco:
Apesar de não existirem estudos conclusivos sobre esta doença, existem alguns fatores que podem facilitar seu aparecimento. Por exemplo:
- Idade
- Histórico familiar e genética
- Falta de exercício
- Obesidade
- Fumar
- Pressão alta
- Colesterol alto no sangue
- Diabetes tipo 2 mal controlado
- Uma dieta sem frutas e vegetais
Sinais que podem indicar o Alzheimer
No dia a dia é necessário estar atento para os sinais que podem indicar esta doença. Assim, alguns desses sintomas podem ser:
- Dificuldade em se concentrar e pensar
- Falta de memória
- Dificuldade em fazer tarefas da rotina
- Mudanças na personalidade ou comportamento
Em princípio, é importante nunca ignorar um sintoma. Ou seja, ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la. Assim, na consulta, o médico vai pedir exames para estudar a situação. Afinal, o incentivo pela prevenção para obter o diagnóstico precoce é exatamente o objetivo do fevereiro roxo.
Tratamento
Apesar de não existir cura para esta doença, existem tratamentos para melhorar a qualidade de vida do paciente. Assim, esse tratamento pode ser feito com remédios ou terapias. No entanto, é preciso consultar um médico para iniciar este tratamento. Assista o vídeo a seguir para saber mais sobre este assunto:
O que é o Lúpus?
O lúpus é uma doença inflamatória que pode afetar vários órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Assim, essa doença ocorre principalmente entre 20 e 45 anos, sendo um muito mais frequente em mulheres. No entanto, qualquer pessoa pode desenvolver o lúpus. Esta doença possui dois tipos:
- Cutâneo – se manifesta apenas com manchas na pele;
- Sistêmico – um ou mais órgãos internos são acometidos;
Fatores de risco
Em primeiro lugar, não existem causas conclusivas sobre esta doença. No entanto, existem alguns fatores que podem fazer com que ela ocorra. Por exemplo:
- Desequilíbrio na produção de anticorpos;
- Fatores genéticos;
- Fatores ambientais (exposição ao sol, infecções, entre outros);
Sinais que podem indicar o Lúpus
É preciso estar atento para os sinais que podem indicar esta doença. Assim, alguns desses sintomas podem ser:
- Cansaço;
- Desânimo;
- Febre baixa
- Emagrecimento;
- Perda de apetite;
- Lesões na pele;
- Alterações de humor;
- Inflamação nos rins;
Assim, ao sinal de algum sintoma o paciente deve procurar atendimento médico. Afinal, somente exames e a consulta podem mostrar a existência da doença. Além disso, o incentivo pela prevenção para obter o diagnóstico precoce é exatamente o objetivo do fevereiro roxo.
Tratamento
O tratamento para essa doença procura melhorar a qualidade de vida pelo controle dos sintomas do paciente. Assim, inclui modificações no estilo de vida, dieta e proteção contra o sol. Além disso, o médico pode indicar remédios como anti-inflamatórios e outros.
O que é a fibromialgia?
É uma síndrome que se manifesta com dor no corpo, principalmente nos músculos e costuma aparecer entre os 30 e 60 anos de idade. Além disso, estudos mostram que essa doença aparece com mais frequência em mulheres.
Fatores de risco
- Idade – costuma ocorrer entre 30 e 60 anos;
- Sexo – ser mulher dobra as chances;
- Histórico familiar – ter algum parente com a doença;
- Lesões – sofrer lesões recorrentes;
- Ter outros problemas de saúde;
- Obesidade.
Sinais que podem indicar a fibromialgia
Alguns sintomas que indicam essa doença podem ser:
- Fadiga;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Problemas para dormir;
- Problemas de memória e raciocínio;
- Dores de cabeça;
- Dor de cabeça;
- Formigamento nas mãos e pés;
- Dores na face e mandíbula;
- Problemas na digestão.
Em princípio, é importante nunca ignorar um sintoma. Ou seja, ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la. Assim, na consulta, o médico vai pedir exames para estudar a situação. Afinal, o incentivo pela prevenção para obter o diagnóstico precoce é exatamente o objetivo do fevereiro roxo.
Tratamento
Apesar de não existir cura para esta doença, existe tratamento. Assim, alguns remédios utilizados no tratamento da fibromialgia são:
Anticonvulsivos – indicados para tratar de epilepsia e convulsão e as dores provocadas pela doença;
Antidepressivos – ajuda a aliviar a dor e a fadiga muscular causadas pela doença;
Analgésicos – podem ser indicados para tratar a dor muscular da doença.
É importante lembrar que todos os tipos de remédios devem ser indicados pelo médico.
Além dos remédios, existem terapias para o tratamento dessa doença. Por exemplo:
- Fisioterapia – indicada para fortalecer e dar mais flexibilidade aos músculos;
- Terapia ocupacional – ajuda no tratamento e na reabilitação;
- Psicoterapia – ajuda com as situações estressantes causadas pela doença.
Policonsultas
A Policonsultas conta com médicos preparados para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Por isso, caso reconheça algum dos sinais que podem indicar alguma dessas doenças, marque uma consulta de forma rápida. Apesar do nome “fevereiro roxo”, todos devem prevenir estas doenças o ano inteiro.
Conheça nosso corpo clínico aqui!