Você sabia que existem diversos cuidados que podem ajudar a saúde auditiva? Assim como outras partes do nosso corpo precisam de cuidados especiais, como os olhos, a pele e os dentes, o nosso ouvido também precisa de atenção para manter a audição sempre saudável e garantir qualidade de vida.
A audição é imprescindível para o processo de comunicação. Ela é responsável pela nossa interação na sociedade e contribui cotidianamente para novas possibilidades no ambiente social. É através dela que conseguimos nos comunicar, socializar, ouvir aquela música favorita ou o barulho da natureza. Contudo, os cuidados com a saúde auditiva muitas vezes são deixados de lado e só se tornam importantes depois da maior idade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de um bilhão de pessoas com idade entre 12 a 35 anos correm o risco de perder a audição por falta de cuidados, como a exposição a músicas e ruídos muito altos, por exemplo. A pesquisa realizada pela OMS busca identificar os principais fatores responsáveis pela perda auditiva e estima que, até em 2050, 1 a 4 pessoas terão problemas auditivos.
Principais causas responsáveis pela perda auditiva
Embora a perda auditiva seja fortemente ligada ao envelhecimento, os problemas auditivos podem estar ligados a uma série de fatores que podem ir desde genéticos a fatores sociais atingindo pessoas de qualquer idade.
Confira as principais causas de perda auditiva:
- Envelhecimento
- Exposição prolongada a músicas altas
- Otites frequentes
- Uso indevido das hastes flexíveis
- Doenças infecciosas
Se apresentar qualquer alteração na audição, você deve procurar diretamente um médico para a realização de consulta e exames específicos para diagnóstico.
Dicas de como cuidar da saúde auditiva
Existem muitos cuidados que podem contribuir para a saúde dos nossos ouvidos e melhorar a qualidade de vida. Confira as dicas de como cuidar da saúde aditiva e prevenir futuros problemas:
1 – Evite o uso de fones de ouvido com som alto
A utilização de fones de ouvido é muito comum, principalmente entre o público mais jovem. Contudo, a exposição prolongada a sons muito altos podem causar estresse auditivo, que e podem levar a perda da audição.
2 – Evite o uso de hastes flexíveis
Muitas pessoas utilizam hastes flexíveis para limpar os ouvidos. Mas o uso das hastes não é indicado, uma vez que elas podem comprometer ou machucar o tímpano. Priorize a limpeza com toalha úmida ou lenços umedecidos.
3 – Utilize protetores auriculares quando necessário
Quando houver exposição de ruídos e volumes altos além do recomendado, prioriza-se utilizar protetores auriculares para proteger os tímpanos.
4 – Descanse um pouco os ouvidos
Assim como nossos olhos precisam de descanso, o nosso ouvido também precisa de um tempo livre. Especialistas afirmam que os ouvidos precisam de 16 horas para se recuperar de barulhos e ruídos com som muito alto.
5 – Cuidado com doenças infecciosas
Cuidados com o tratamento de doenças infecciosas, como otites, devem ser feitos até que a recuperação seja feita por completo. Dessa forma, deve haver acompanhamento médico regular.
6 – Consulte o médico regularmente
O acompanhamento médico e especializado é indispensável para manter a qualidade de vida. Realizar exames e acompanhamento médico periodicamente irá possibilitar a prevenção e o tratamento de futuros problemas. Além disso, sempre procure o médico quando sentir zumbidos ou perceber dificuldade de audição para o tratamento correto.
A saúde auditiva é essencial para a vida. Logo, torna-se imprescindível manter os cuidados necessários para que possa viver com qualidade.
Policonsultas
Precisa marcar uma consulta com um médico? A Policonsultas tem uma equipe preparada para cuidar da sua saúde, além de realizar exames na própria clínica. Conheça nosso corpo clínico aqui!
Para mais dicas de saúde, acompanhe nosso instagram!
@policonsultas